18 de maio de 2021

Trabalho híbrido é “modelo ideal” para 2 em cada 3 pessoas, mostra pesquisa

O trabalho híbrido, dividido entre a casa e o escritório, virou realidade para muitas pessoas por causa da pandemia de Covid-19 e a necessidade de distanciamento social. E uma pesquisa feita pelo Zoom em parceria com a SurveyMonkey mostra que muita gente gostaria de continuar atuando nesse modelo.

Embora a pesquisa tenha constatado que a maioria dos trabalhadores espera ansiosamente para retornar ao escritório (66%), aproximadamente dois terços (65%) dos entrevistados que trabalharam em casa no ano passado disseram que um ambiente de trabalho híbrido seria seu “modelo de trabalho ideal”. Desses 65%, 33% disseram preferir trabalhar principalmente no escritório, enquanto 32% preferem trabalhar principalmente em casa.

A pesquisa online foi realizada em fevereiro com 1.560 adultos empregados que trabalharam em casa nos Estados Unidos. Os entrevistados foram selecionados entre mais de 2 milhões de pessoas que fazem pesquisas na plataforma SurveyMonkey todos os dias. Os dados foram ponderados por idade, raça, sexo, educação e geografia, usando a Pesquisa da Comunidade Americana do Census Bureau para refletir a composição demográfica dos EUA.

Mais jovens preferem escritório

A pesquisa mostra que a preferência dos funcionários pelo local de trabalho varia significativamente de acordo com a idade. Os colaboradores remotos mais jovens, com idades entre 18 e 34 anos, preferem trabalhar principalmente no escritório, enquanto os trabalhadores remotos com mais de 65 anos preferem trabalhar principalmente em casa.

Embora menos entrevistados prefiram um modelo de trabalho rígido no escritório ou em casa, eles também constituem uma porcentagem significativa dos entrevistados, 35%. Destes, 20% preferem trabalhar inteiramente no escritório e 15% preferem trabalhar inteiramente em casa.

Para o Zoom, com a preferência das pessoas dividida quase igualmente entre trabalhar  principalmente em casa e trabalhar principalmente no escritório, as empresas devem planejar a flexibilidade e, ao mesmo tempo, garantir que seus escritórios sejam equipados adequadamente. Eles precisam investir em ferramentas para se conectar, colaborar e fazer mais, não importa de onde trabalhem.

Os colaboradores remotos também precisarão de acesso a recursos, equipamentos e soluções que lhes permitam fazer seu trabalho de maneira eficaz e eficiente em conjunto com seus colegas no escritório.

Reuniões online versus presenciais

Embora os resultados mostrem que as pessoas preferem alguma forma de modelo de trabalho híbrido, eles também apontam que os funcionários podem preferir ir para o escritório ou trabalhar em casa com base nas atividades do dia. De acordo com o relatório:

  • Em reuniões de grandes grupos, 61% dos trabalhadores remotos preferem comparecer virtualmente em comparação com 31% dos trabalhadores que preferem ir ao escritório;
  • Para reuniões de projeto com pequenas equipes, os trabalhadores remotos ficaram divididos igualmente entre trabalhar no escritório (51%) e trabalhar em casa (49%);
  • Para atender novos clientes, os trabalhadores remotos preferem ir pessoalmente (69%), em oposição a um terço que prefere fazer essas reuniões virtualmente de casa (31%)

Também houve diferenças nas respostas quando filtrados os públicos masculino e feminino para esta seção da pesquisa:

  • 44% dos homens disseram que preferem participar de reuniões de grandes grupos no escritório, em comparação com 33% das mulheres;
  • 54% dos homens e 48% das mulheres preferem trabalhar em pequenas equipes em projetos no escritório;
  • 60% dos homens e 47% das mulheres preferem atuar em frente a um grupo no escritório em vez de em casa.

Suporte para modelos flexíveis

O Zoom destaca que, para atender às necessidades desses funcionários, as organizações devem oferecer suporte a modelos de trabalho flexíveis. Ao permitir que os funcionários escolham entre ir ao escritório ou participar de atividades virtualmente, as empresas podem dar aos colaboradores mais autonomia na forma como estruturam sua jornada de trabalho, ajudando a melhorar a produtividade e, como resultado, criar um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

No entanto, se as organizações fornecem aos seus funcionários essa flexibilidade de trabalhar no modelo híbrido, elas também devem garantir que seus colaboradores remotos tenham a capacidade de concluir essas atividades com a mesma eficácia em um ambiente remoto. Quer esteja participando de uma reunião sem usar as mãos, se encontrando com um novo cliente, fazendo uma apresentação ou liderando uma reunião de equipe.

O importante é fornecer aos empregados soluções por videoconferência dinâmica, telefone, webinar e chat com recursos de comunicação garantidos, independentemente de estarem no escritório ou não.

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email