Pesquisar
Close this search box.

Trabalhador usa FGTS para comprar comida, mas governo quer investimentos; entenda

Nesta sexta-feira (3), o governo federal liberou o uso do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para trabalhadores com carteira assinada usarem o recurso em ações da Eletrobras, recém-privatizada. Embora a gestão de Jair Bolsonaro (PL) esteja incentivando investimentos com fundo, os brasileiros estão mais preocupados em quitar dívidas e colocar comida na mesa. Especialista da Universidade Federal do Ceará falou ao Yahoo Finanças que o momento não é interessante para investir.

“Em períodos de queda da renda – estamos na menor renda média dos últimos dez anos – a aplicação na Bolsa é inviável. Os pequenos acionistas acabam tendendo a vender as ações em períodos de queda dos preços das ações, favorecendo os grandes aplicadores. Haverá perda por parte dos assalariados”, alertou Fábio Sobral, economista e professor da Universidade Federal do Ceará.

Uma pesquisa feita pela Opinion Box em parceria com a Serasa mostrou que 26% dos questionados projetam usar o saque para pagar dívidas de cartão de crédito; 26% é o índice de entrevistados que pretendem usar o dinheiro para colocar em dia as contas básicas, como água, luz e gás. No mesmo levantamento, 13% das pessoas afirmaram que vão usar o FGTS para fazer compras em supermercados.

Para Sobral, o uso do recurso poderia ter outros caminhos além dos investimentos em ações. “Não creio que [investir em ações] seja vantajoso. O correto seria valorizar o FGTS com taxas de juros diferenciadas, o que permitiria alcançar mais rápido um montante para comprar a casa própria. Isso elevaria as vendas de imóveis e, consequentemente, o setor da construção e seus fornecedores cresceriam, gerando empregos e recuperando o PIB”, explica.

Nas últimas semanas, usuários do Twitter comentaram a respeito do uso do fundo. As postagens lembravam, com nostalgia, o tempo em que o brasileiro sacava o FGTS para financiar a casa própria. Hoje em dia, porém, a realidade é outra. “FGTS era usado como entrada pra casa própria. Hoje, usam pra comprar comida, pagar dívidas, boletos. Parabéns, Paulo Gu*des.”, escreveu uma usuária.

Governo já defendeu saque extraordinário para quitar dívidas

Instituído pela MP nº 1.105/2022, o Saque Extraordinário possibilita que os titulares de conta do FGTS saquem até o limite de R$ 1 mil do que têm depositado em contas do fundo.

De acordo com a nota informativa publicada no dia 6 de maio pelo governo federal, o objetivo para implantação da medida não parece estar tão distante dos relatos observados nas postagens. Nas palavras do governo de Bolsonaro, o Saque Extraordinário “Permitirá o acesso dos trabalhadores aos seus recursos, aliviando a situação financeira daqueles trabalhadores que estão com a renda comprometida com o pagamento de dívidas ou contas em atraso”.

“Acredito que seja um ato para justificar o processo de privatização da Eletrobras, além de justificar a dilapidação do FGTS”, finalizou Sobral.

Nas últimas semanas, o FGTS tem aparecido nas redes sociais como um dos assuntos mais comentados pelos internautas, ultrapassando 7.500 publicações só no Twitter. Parte disso deve-se à nova rodada do Saque Extraordinário, iniciada nesta quarta-feira (1), e à liberação dos valores, por parte do governo federal, para trabalhadores afetados pelas chuvas em Pernambuco.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar