O aquecimento do mercado da beleza tem levado lojistas de todo o país a fazer investimentos no setor. Muitas marcas investem pesado em estratégias de marketing e, sobretudo, em inovações tecnológicas. A Top Internacional, em parceria com a Arcancil Paris, traz a Manaus o maquiador oficial da marca francesa, Bernardo Lins, para dar dicas ao público interessado no assunto.
Os encontros com o maquiador será amanhã e sábado (3 e 4 de setembro), nas lojas Top Internacional do Amazonas Shopping e do Manaura, das 15h às 18h, com acesso gratuito. Na ocasião, Bernardo vai destacar métodos de maquiagem que podem ser utilizados por qualquer pessoa, de acordo com os tons e tipos de pele, além da preocupação das marcas com a segurança e a saúde das mulheres. Segundo ele, nem sempre o importante é ter muitos produtos e nem é necessário que sejam caros demais. O que deve ser levando em conta são os resultados.
O maquiador afirma que os produtos da Arcancil, Wet n’ Wild e Matis, por exemplo, vendidos na Top Internacional, são testados oftalmologicamente e dermatologicamente, o que garante não somente uma boa maquiagem, mas também a saúde da pele.
Devido à miscigenação brasileira, segundo Bernardo, as empresas estão introduzindo no mercado novos produtos criados para tipos e tons de pele diferentes. “É bacana dizer que para cada tipo de pele existe um produto específico. Parece óbvio, mas o produto usado para esconder, por exemplo, uma mancha de sol ou espinha em um tom de pele negra não dará o mesmo resultado se usado numa pele branca”, explica. O maquiador recomenda que a mulher procure um profissional para identificar qual maquiagem usar de acordo com o seu tom de pele.
Setor em crescimento
O lançamento constante de novos produtos que atendam cada vez mais as necessidades do mercado é um dos principais fatores que têm contribuído para o crescimento do setor. Dados da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), apontam que o Brasil é o terceiro maior consumidor de produtos de beleza do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. No ano passado, o crescimento do consumo no País foi de 14% em reais e 8,5% em dólares. A arrecadação de impostos com a venda desses produtos passou de R$ 4,9 bilhões em 1996, para R$ 21,7 bilhões em 2008.
Experiência do maquiador
Bernardo Lins tem 12 anos de experiência e traz na bagagem trabalhos em cinema, teatro, desfiles, além de consultoria pessoal e internacional em países como Cuba e Panamá. Atualmente, é maquiador de duas grandes marcas internacionais: Arcancil Paris e Wet n’ Wild. Também é professor convidado do curso de Maquiagem Profissional da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, uma das mais conceituadas no assunto.