Pesquisar
Close this search box.

Tony Medeiros quer transformar Tucunaré-Açu em símbolo da fauna do AM

Está tramitando na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) um Projeto de Lei (PL) do deputado Tony Medeiros (PSD) que declara o Tucunaré-Açu como símbolo da fauna aquática do Amazonas, reconhecendo-o como patrimônio cultural e genético do Estado. De acordo com a justificativa, o projeto visa reconhecer esse peixe, que tem predominância no Amazonas, nas calhas dos Rios  Negro, Solimões, Amazonas e Madeira.

Tony justifica também que a ideia é aproveitar o Tucunaré-Açu no turismo e na prática da pesca esportiva, proporcionando, assim, a geração de emprego e renda e o empreendedorismo na capital e, principalmente, no interior. “O Amazonas poderá ganhar e muito com a pesca esportiva do Tucunaré-Açu. Para se ter uma ideia, os americanos movimentam quase 80 bilhões de dólares por ano com esse segmento. É um filão que precisamos saber explorar. Nosso potencial é quase infinito. Não podemos deixar passar essa oportunidade para gerar emprego e renda para nossos irmãos do interior”, ressaltou o deputado.

O deputado fez questão de salientar um pedido para que o Governo do Estado possa otimizar a implementação de políticas públicas pela proteção da espécie e criar melhor ambiência  com o objetivo de melhorar  a qualidade de vida do cidadão amazonense, a redução das desigualdades e o fortalecimento do mercado de trabalho.

Para o presidente da Comissão de Turismo da OAB Amazonas, Caio Kanawati, pela primeira vez o Legislativo se mostra  interessado em defender o turismo e em especial  a pesca esportiva. “Fico muito satisfeito em saber que o deputado Tony Medeiros abraçou a ideia de transformar o Tucunaré–Açu em símbolo de nossa fauna aquática. Sabemos do potencial que é muito grande do Amazonas, nesse segmento.  Poderemos  criar centenas ou milhares de microempreendedores, gerando renda para o ribeirinho”, disse Caio, destacando que no  Brasil cerca de 500 mil pessoas praticam a pesca esportiva.

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar