Pesquisar
Close this search box.

Todos pela arborização da cidade

Quando o assunto é arborização da cidade de Manaus, é unânime entre os prefeituráveis, a urgência em reflorestar a capital amazonense. Tanto que algumas propostas são idênticas, por exemplo, criar o Plano Municipal de Educação Ambiental, que visa conscientizar a população sobre a importância da arborização urbana, por meio de campanhas participativas. Outra proposta comum entre os candidatos é estabelecer formas de incentivo fiscal, com redução progressiva no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), para proprietários urbanos que preservem as árvores em área não construída dos seus imóveis.
Manter a vegetação nativa nos cursos de água, bem como, valorizar as espécies frutíferas e ornamentais aqui da região, também são ações que fazem parte dos projetos de arborização da cidade, entre eles o “Bairro Vivo”. Agora, se depender dos programas de governo, seja quem for o vencedor deste pleito, quem deverá sair ganhando é a cidade, com a execução continuada do Plano de Arborização.
Para tornar a capital amazonense mais verde, a prefeitura lançou, no início deste ano, o programa Arboriza Manaus, que faz parte do Plano de Arborização 2016. O objetivo é plantar 10 mil mudas em 58 logradouros públicos de 35 bairros da cidade. Na próxima quarta-feira (21), Dia Nacional da Árvore, o candidato à reeleição, Arthur Neto (PSDB) da coligação “Por uma só Manaus”, fará o plantio da muda de número 10.000. “Hoje já temos exemplos de vias com arborização exemplar, como as avenidas Djalma Batista, Eduardo Ribeiro e Álvaro Maia”, destaca. A árvore, da espécie Jatobá, será plantada às margens do Igarapé do Franco, no bairro Santo Antônio, zona Oeste da capital.
Em seu plano de governo o candidato do PSDB, também destaca o Arboriza Manaus que irá ampliar o programa de arborização e paisagismo, contemplando a construção de um centro de produção, doação e plantio de mudas em logradouros públicos. “Faremos novas Unidades de Conservação Municipal através da criação e implantação do Parque Municipal da Nascente do Igarapé do 40, na zona Leste de Manaus, com o objetivo de proteger os recursos hídricos, a fauna e a flora”, salientou Arthur Neto. “Além da implantação de novos parques da juvewwntude em áreas verdes e áreas de preservação permanente degradadas, dentre outras ações em prol do meio ambiente”, completou.
O candidato a prefeito de Manaus, Luiz Castro (Rede), coligação “Sim, é possível!” pretende implantar o Programa Municipal de Arborização. “Manaus é menos arborizada, o que é uma vergonha: somos a capital do Amazonas e temos ilhas de calor espalhadas pela cidade. Vamos mudar isso, implantando o Programa Municipal de Arborização: incentivando a população a plantar árvores em suas casas; plantando nas praças e vias públicas; criaremos viveiros de plantas e vamos trabalhar para a conscientização da sociedade da importância de manter as árvores em pé, já que, em seu entorno, a temperatura é de até 5 graus a menos”, explicou.
Segundo Castro, está prevista a realização de ações com as árvores nativas, especialmente as frutíferas, nas vias públicas, praças e residências. Além de eliminar as ilhas de calor nos locais onde não existem árvores, também vai colaborar para tornar mais aprazível o clima quente e úmido, característico na Amazônia. “É inegável a necessidade de um grande programa de arborização para Manaus e, quanto antes, melhor: a natureza tem seu próprio ciclo e esse não é um programa de curtíssimo prazo e sim para além de quatro anos de governo”, alertou.
Entre as propostas do candidato Marcelo Ramos (PR), coligação “Mudança para Transformar”, está o combate à grilagem de terras e a degradação de áreas verdes e de reservas florestais, com objetivo de preservar as árvores nativas e, ao mesmo tempo, fomentar a cultura do crescimento ordenado da cidade. “Nosso plano de governo reconhece que é necessário que a prefeitura organize sua estrutura e processos para combater, amenizar e solucionar os problemas ambientais da área urbana da cidade de Manaus, como desmatamento em virtude de invasões e fragmentação das áreas de floresta”, informou. “Com isso amenizar os efeitos da especulação imobiliária, combatendo a grilagem de terras e a degradação de áreas verdes e reservas, promovendo o planejamento e uso do sol”, completou. Ramos garante que se for eleito irá melhorar a arborização da área urbana e promover a recuperação e o uso inteligente dos fragmentos de florestas, na cidade. “Vamos fazer uma grande ação para arborizar todas as principais vias da cidade, bem como, estimular o plantio de árvores nos quintais das residências”, garante. Ele entende como prioridade: a valorização das áreas verdes. “Especialmente aquelas próximas a cursos de água, dando a essas espécies, utilidade e oportunidade para ser parte de um ‘bairro vivo’ e produtivo, oferecendo um serviço paisagístico, ou mesmo, espaços para pequenas hortas e plantações”, revelou.
O candidato Henrique Oliveira (SD), coligação “Pra Manaus Vencer” tem uma série de propostas para a área do meio ambiente -e que contribuem na minimização dos efeitos das mudanças climáticas -que incluem o plantio de árvores, a manutenção da qualidade do ar, o descarte correto do lixo e, principalmente, a educação ambiental. “Projetos como o ‘Água Limpa’, que visa recuperar a qualidade da água e das margens dos igarapés de Manaus, de nada adiantarão se não vierem acompanhados da criação de uma forte consciência ambiental, principalmente, dos que moram próximos dos cursos d’água”, enfatizou.

Iniciativas de valorização local

Segundo o candidato do partido Solidariedade, além das iniciativas do próprio Poder Público, serão estimuladas ações individuais de plantio de árvores; paisagismo com flores; uso de energia renovável e alternativa, captação e aproveitamento de água da chuva, entre outras. “Uma das ferramentas para o estímulo será o desconto no IPTU para os que comprovarem as boas práticas ambientais. Também pretendemos usar melhor recursos provenientes de compensações ambientais, financiando estudos para identificar áreas da cidade com potencial para virarem parques e corredores ecológicos, levando a população a ampliar o contato com a natureza e agir em defesa dos espaços verdes da capital”, disse.
Sobre a arborização nas vias públicas e praças, Henrique Oliveira diz que investir em espécies importadas é colocar a biodiversidade em risco de forma desnecessária. “Temos belas plantas ornamentais nativas que podem ser usadas e, para além da questão da beleza, pretendemos ampliar a presença de árvores frutíferas nos espaços de uso comum”, afirma.
Como política de arborização, o candidato José Ricardo (PT), coligação “Compromisso com o Povo” também propõe redução de IPTU para contribuintes que mantiverem árvores em áreas não construídas de suas residências. “Manaus está no meio da Floresta Amazônica, mas é considerada uma das capitais menos arborizada do país. Isso é preocupante. Quantas árvores foram plantadas nas ruas da cidade? Houve estímulo para as pessoas plantarem árvores nas suas casas? Faltou esse tipo de prioridade nas últimas gestões municipais, o que pretendemos implementar num futuro governo”, declarou. O petista se for eleito também pretende promover campanha de sensibilização e educação ambiental. “Com a participação da população na elaboração da Política e do Plano Municipal de Educação Ambiental, para conscientizar todos e todas para a importância da arborização urbana”, conclui.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar