Pesquisar
Close this search box.

Times finalizam aprontos para disputa do Campeonato Amazonense

Os times amazonenses finalizam os aprontos e as contratações para fechamento dos elencos para a disputa do Campeonato Amazonense, apesar da insegurança em relação ao início do campeonato por conta da prorrogação do decreto de toque de recolher pelo governo estadual até o dia 7 de fevereiro.

Pela data fechada pela Federação Amazonense de Futebol (FAF), no dia 10 de fevereiro, Amazonas x Nacional e Manaus x Penarol se enfrentam na Arena da Amazônia em rodada dupla, enquanto Fast x Iranduba duelam no estádio Ismael Benigno (Colina).  

Os detalhes da disputa deste ano foram fechados em reunião virtual do Conselho Técnico do Campeonato Amazonense 2020 realizada no último dia 27 de janeiro. Na ocasião, a FAF e os clubes bateram o martelo em relação a tabela, custos logísticos e protocolo de saúde para a disputa da competição.

Sem grandes mudanças no que já havia sido discutido com os clubes, a tabela foi mantida e definido locais, dias e horários das partidas, além da retirada dos jogos envolvendo o Tubarão do Norte, o Princesa do Slimões que oficializou sua retirada do campeonato.

Todos os custos logísticos de cada jogo serão dividido igualmente entre as equipes e, nos próximos dias, a FAF vai divulgar a Diretriz Técnica Operacional, com informações detalhadas sobre o protocolo de saúde para a competição. 

Fórmula de disputa

O torneio será disputado em três fases. Na primeira, as sete equipes ficarão divididas em dois grupos: A (Manaus, Amazonas, Penarol e Nacional) e B (Fast, São Raimundo e Iranduba).Os grupos foram definidos através de sorteio, sendo que Manaus FC e Fast, melhores posicionados no ranking de clubes da CBF, foram cabeças de chave.

Na primeira fase, os clubes se enfrentam, em turno único, dentro de seus grupos, e os dois melhores classificados vão para as semifinais, que serão disputadas em confrontos olímpicos: 1º do A x 2º do B e 1º do B x 2º do A. As equipes de melhor campanha contarão com o mando de campo, mas não com a vantagem do empate. Ou seja: se a igualdade persistir, a vaga na decisão será decidida nos pênaltis.

Os dois finalistas garantem as duas vagas na Copa do Brasil de 2021, além, é claro, de disputarem o título da competição. Da mesma forma que nas semifinais, a decisão não terá vantagem para um ou outro. Já os perdedores disputam a terceira posição, que vai servir para indicar uma vaga na Série D – já que o Manaus FC, por estar na Série C, não disputa esta vaga.

Veja abaixo a tabela completa do campeonato:

Suspensão das atividades

Em respeito as determinações do decreto n° 43.303 do dia 21 de janeiro de 2021, emitido pelo governo, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) publicou resolução suspendendo todos os jogos de futebol profissional e amador do Estado, incluindo amistosos, até o dia 31 de janeiro, reforçando as medidas restritivas adotadas.  

De acordo com o documento, treinos estiveram restritos somente às equipes de futebol profissional em preparação para as competições estaduais, regionais ou nacionais, em horários específicos e seguindo novas diretrizes para suas realizações, como por exemplo, serem realizados em locais de uso privado e fechado ao público.  

Todos os integrantes dos clubes devem manter os testes de Covid-19 atualizados e os treinamentos devem ser supervisionados por um profissional médico. Coletivos devem ser evitados e substituídos por outras atividades que colaborem com o distanciamento, além do uso obrigatório de álcool em gel, máscaras e o não compartilhamento de materiais entre os atletas.   

As atividades presenciais da FAF também estão suspensas pelo período de vigência do decreto.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar