Pesquisar
Close this search box.

Therezinha Ruiz encaminha pleitos de gestores do interior junto à Seduc

Reformas nas estruturas das unidades de ensino, aquisição de equipamentos de refrigeração e informática, estão entre as demandas levadas pela presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), professora Therezinha Ruiz (PSDB), ao titular da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (Seduc), Luiz Fabian, em reunião na sede do órgão.

Foram discutidos 35 requerimentos enviados ao gabinete da parlamentar por gestores do interior, que pediram intermediação de Therezinha Ruiz aos pleitos apresentados. Entre as necessidades discutidas, estão a climatização da Escola Estadual Padre Seixas, localizada na sede do município de Barreirinha (distante 330 km em linha reta de Manaus); a reforma da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, localizada no município de Manacapuru (98 km); a reforma completa do Ginásio da Escola Estadual Wilson Garcia Bastos, localizada no município de Codajás (240 km) e a reforma de uma quadra localizada na comunidade São Francisco, município de Iranduba (36 km).

“Recebi muitas demandas de gestores do interior, que buscam no nosso trabalho, agilizar a resolução das necessidades eminentes das suas escolas. Com muita responsabilidade, levo cada uma delas ao secretário Luiz Fabian, para que possamos viabilizar tudo o que se faz necessário para que tenhamos ambientes de qualidade para funcionários e alunos”, comentou Therezinha Ruiz, agradecendo ao titular da Seduc pela receptividade no acolhimento das solicitações.

Além de debaterem necessidades de reforma e manutenção das estruturas da educação pública nos municípios do Amazonas, Therezinha e Luiz Fabian, conversaram com entusiasmo sobre a decisão da Justiça Federal, por meio da juíza Jaiza Fraxe, de determinar ao Ministério da Saúde (MS), que envie para o Amazonas 40 mil doses de vacina contra a Covid-19, para serem aplicadas exclusivamente em professores das redes municipal, estadual e de ensino superior do Estado.

“De tudo que tratamos a liberação da vacina para os professores do Amazonas, foi bastante comemorada. Eu e o secretário enxergamos que somente com a vacinação dos profissionais de educação, poderemos enfim vislumbrar o retorno das nossas atividades em salas de aulas. Isso protegerá nossos professores, nossos alunos e também a nossa educação como um todo”, enfatizou Therezinha Ruiz, que é autora de Ação Cautelar com pedido de liminar, apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF), em 19 de janeiro, pedindo a inclusão dos professores de todas as redes de ensino, nos grupos de prioridade da vacinação.

Tony Medeiros diz que setor primário “viverá um novo momento no Amazonas” 

Foto: Divulgação

Ao participar da solenidade de lançamento do Plano Safra 2021/ 2022, o deputado Tony Medeiros (PSD) disse que o setor primário do Estado viverá um novo momento através dos mais de R$ 1 bilhão em investimentos do Governo do Estado, mas ainda necessita de um olhar diferenciado para a infraestrutura dos ramais e desburocratização das licenças ambientais.

De acordo com ele, o governador Wilson Lima (PSC) já se mostrou disposto a fazer as mudanças necessárias para desburocratizar os processos que envolvem o setor primário.

“Quando vejo que o Plano Safra vai levar ao produtor mais capacitação, mais fomento, maior mecanização e a melhoria do rebanho, fico muito otimista pois sei que só assim poderemos ter um setor forte e cada vez mais produtivo”, destacou o deputado.

Em seu discurso Tony fez questão de salientar a luta do governador pela desburocratização das questões ambientais. “Não podemos mais esperar três anos para ter resposta de um processo dentro do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e que um título definitivo de uma terra demore tanto tempo. Precisamos de maior agilidade para poder fomentar o desenvolvimento. Sei o quanto é difícil fazer essas mudanças, mas reconheço no governador Wilson Lima  essa boa vontade de mudar a situação”, afirmou o parlamentar.

Durante o evento o deputado disse que além dos investimentos em fomento, mecanização, ainda é necessário buscar soluções para os ramais que constantemente se deterioram com a chuva e sol. Segundo o parlamentar existem produtores que não conseguem fazer sua produção chegar até as feiras devido a situação precária de alguns ramais.

O deputado Tony Medeiros acrescentou que é preciso aproveitar  esse novo momento para mostrar novas perspectivas de desenvolvimento para o interior. “Reconheço avanços verdadeiros no Amazonas. A descentralização da saúde com a interiorização da alta complexidade é um deles, assim como a criação da Universidade Rural. Afinal, o agricultor ou o filho dele vai poder fazer um curso superior, aproveitando o aparato tecnológico que hoje é usado pela Seduc. Por isso, saio dessa solenidade otimista, pois somente por meio da Educação podemos mudar pra melhor nossa realidade”, concluiu Tony Medeiros.

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar