Pesquisar
Close this search box.

Termo é assinado durante encontro de agricultura familiar

Três órgãos estaduais unem oficialmente forças hoje em busca da desburocratização das demandas e da facilidade à vida do produtor rural amazonense. Às 10h, no auditório Eulálio Chaves, na Ufam (Universidade Federal do Amazonas), os sistemas da Sepror (Secretaria de Estado da Produção Rural) e da SDS (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), em parceria com o Iteam (Instituto Terras do Amazonas), assinam acordo de coopperação técnica na intenção de agilizar a emissão de licenciamento ambiental e o processo de regularização fundiária no Estado.
O acordo permitirá que os escritórios locais do Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas), órgão vinculado ao Sistema Sepror, passem a atuar diretamente na regularização e na emissão das licenças. A iniciativa vai facilitar, principalmente, a vida do produtor rural do interior do Estado, que antes tinha que esperar a visita das equipes da SDS, atrasando o seu trabalho, ou se deslocar até a capital, aumentando seus custos.
A expectativa é que 240 mil trabalhadores da agricultura familiar, cerca de 97% dos agricultores amazonenses, sejam beneficiados com o acordo.
Grande parte desse público beneficiado estará representado no 1º Encontro dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Amazonas, que servirá de cenário de fundo para a assinatura do termo. O encontro começa hoje com a promessa de reunir mais de 700 pessoas representantes de diversas entidades de classe para discutir a melhoria das políticas públicas do setor primário estadual.
“É uma grande vitória”, comemorou Eron Bezerra, secretário de Estado da Produção Rural. “Essa parceria será providencial e vai permitir que a Sepror possa utilizar sua estrutura privilegiada, com profissionais das mais diversas áreas e alcance sua meta junto aos produtores de todos os municípios, em prol do produtor rural amazonense e do desenvolvimento sustentável do Estado”, destacou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar