Terceira via prepara movimento pelo fim do voto secreto

Os deputados da chamada “terceira via” preparam uma manifestação em defesa do fim do voto secreto para terça-feira. Os parlamentares convidaram integrantes da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e da AMB (Associação dos Magistrados do Brasil) para integrarem a campanha.
A idéia do grupo é pressionar os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal a colocarem em votação as propostas que acabam com o voto secreto.
“Agora é mais do que o momento para pôr a proposta em votação. É uma tentativa para recuperar o desgaste sofrido pelo Senado”, afirmou o líder do PSOL, Chico Alencar (RJ). “Isso tudo serve muito bem para votar o assunto que é tão urgente”.
O fim do voto secreto ganhou mais força nos últimos dias depois do Senado absolver, em sessão secreta, Renan Calheiros (PMDB-AL), no processo por quebra de decoro. Ele foi absolvido com 40 votos favoráveis, 35 pela cassação e 6 abstenções.
Depois da votação, alguns senadores revelaram seus votos. Mas nem todos quiseram mostrar suas posições. Para a deputada Luíza Erundina (PSB-SP), a sociedade tem o direito de saber como votam os parlamentares e por isso deve cobrar a mudança na Constituição para acabar com o sigilo.
“Tem que pautar imediatamente essa matéria. É uma questão de vontade política e respeito à cidadania. É inaceitável o que aconteceu com a sessão e a votação secretas no Senado”, afirmou Erundina.
Hoje, Alencar disse que fez uma prévia da manifestação programada para a próxima semana no centro do Rio. No protesto, segundo ele, várias pessoas mostraram indignação com os sigilos nas sessões e votações.
Uma proposta de emenda à Constituição que prevê a extinção do voto secreto tramita há seis anos na Câmara dos Deputados e aguarda para ser colocada em votação.
No Senado da República, o presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, Marco Maciel (DEM-PE), designou na sexta-feira o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) como relator da PEC que propõe o fim da votação secreta.

Sessão

Este é o momento para pôr a proposta em votação

Uma tentativa de recuperar o desgaste sofrido

Fim do voto secreto ganha mais força nos últimos dias

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email