Pesquisar
Close this search box.

Terceira via prepara movimento pelo fim do voto secreto

Os deputados da chamada “terceira via” preparam uma manifestação em defesa do fim do voto secreto para terça-feira. Os parlamentares convidaram integrantes da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e da AMB (Associação dos Magistrados do Brasil) para integrarem a campanha.
A idéia do grupo é pressionar os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal a colocarem em votação as propostas que acabam com o voto secreto.
“Agora é mais do que o momento para pôr a proposta em votação. É uma tentativa para recuperar o desgaste sofrido pelo Senado”, afirmou o líder do PSOL, Chico Alencar (RJ). “Isso tudo serve muito bem para votar o assunto que é tão urgente”.
O fim do voto secreto ganhou mais força nos últimos dias depois do Senado absolver, em sessão secreta, Renan Calheiros (PMDB-AL), no processo por quebra de decoro. Ele foi absolvido com 40 votos favoráveis, 35 pela cassação e 6 abstenções.
Depois da votação, alguns senadores revelaram seus votos. Mas nem todos quiseram mostrar suas posições. Para a deputada Luíza Erundina (PSB-SP), a sociedade tem o direito de saber como votam os parlamentares e por isso deve cobrar a mudança na Constituição para acabar com o sigilo.
“Tem que pautar imediatamente essa matéria. É uma questão de vontade política e respeito à cidadania. É inaceitável o que aconteceu com a sessão e a votação secretas no Senado”, afirmou Erundina.
Hoje, Alencar disse que fez uma prévia da manifestação programada para a próxima semana no centro do Rio. No protesto, segundo ele, várias pessoas mostraram indignação com os sigilos nas sessões e votações.
Uma proposta de emenda à Constituição que prevê a extinção do voto secreto tramita há seis anos na Câmara dos Deputados e aguarda para ser colocada em votação.
No Senado da República, o presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, Marco Maciel (DEM-PE), designou na sexta-feira o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) como relator da PEC que propõe o fim da votação secreta.

Sessão

Este é o momento para pôr a proposta em votação

Uma tentativa de recuperar o desgaste sofrido

Fim do voto secreto ganha mais força nos últimos dias

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar