3 de julho de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Ter objetivo e aproveitar o caminho

Eu sempre falo sobre a importância de transformar nossos sonhos em objetivos a serem atingidos e para cada um deles, as metas que direcionam para este resultado. Da mesma forma, também é bom lembrar que todo o caminho até este alvo, depois o próximo e próximo do próximo precisam ser aproveitados. 

É preciso que a jornada faça sentido, carregue aprendizados, seja intensamente vivida, como diz a frase: “A satisfação está no esforço e não apenas na realização final.” (Mahatma Gandhi)

A pressa e a alta cobrança pelo resultado final podem tornam a estrada extremamente exaustiva e sem significado, intensificando frustrações e até mesmo desviando de um caminho de realização capaz de ser conquistado.

A emergência do mundo tem feito com que as pessoas se cobrem por soluções inimagináveis, é nessa emergência que muitos se sentem colocados à prova em seus deveres e obrigações, que faz com que sintam que não rendem resultados assertivos e positivos, sentem que não entregam e que não são capazes de fazer o trabalho pelo qual foram designados.

Essa realidade se expande e não se limita apenas ao ambiente corporativo. Questione-se quantas vezes se sentiu cansado e sem energia diante das obrigações mais simples? Quantas vezes esteve diante de um momento da vida em que viu as forças se esvaindo e não sentiu vontade de persistir no processo?

A frase de Gandhi, vem para te lembrar, caro leitor, que a satisfação da vida está no esforço empregado em cada atividade e não apenas na realização final, não apenas na finalização de uma meta; a realização que você busca, muitas vezes está aí, sendo exposta a você de um jeito que você ainda não conseguiu enxergar. Se você olhar com cuidado para a sua realidade e seu dever, vai perceber que se tem alguma meta a ser cumprida, a realização dela está quando inicia o seu desejo, ainda que concretamente essa realização não seja alcançada.

Não é meramente uma força intelectual ou mental que vai te fazer alcançar os objetivos que você estabeleceu, é preciso empenho e esforço, mas às vezes a vida exige tanto que esquecemos que o processo também é uma vitória, porque é diante da persistência, vontade e passos curtos que vamos caminhando e construindo o que queremos ser e ter.

Pense que você quer realizar em sua vida o sonho de se formar em algo que ame e que é nesse sentimento que você se vê útil para as pessoas e realizado, para que você chegue à conclusão desse sonho é preciso esforço, empenho e dedicação, o seu espírito vai sendo alimentado por essa realidade e por mais difícil que seja, é nesse processo que você vai se sentindo capaz de conquistar a formação que deseja, a realização disso vai sendo no processo também e quando você conquistar, vai olhar para trás e ver que foi possível, mesmo em momentos de dúvida.

Quantos sonhos não saíram da gaveta por medo do percurso? Quantos desejos foram deixados ao logo do caminho por desistência na curva? Quantos objetivos foram conquistados e no final a dor da subida foi tão intensa que não houve prazer da comemoração? Quantas metas foram concretizadas e terminaram em doenças emocionais? 

Você é capaz de muito mais do que imagina, basta que o seu senso de vida e foco estejam alinhados com a sua realidade e que você aprenda a olhar o alvo com admiração sem perder os pequenos detalhes que estão ao redor alimentando a força de continuar. 

É preciso muita garra interna para perseguir objetivos ousadas e muita tranquilidade também para sentar e descansar, para dormir bem, para sorrir dos tropeços e continuar avançando com as maravilhas do que aqui e agora.

É preciso ter um “por que”, “para quem” e “para onde” que direciona as suas vontades. São essas coisas que farão com que você se levante da cama todos os dias e queira lutar, lutar e lutar, bem como queira viver, viver e viver.

É na construção de pequenas coisas, de pequenos passos e pequenos progressos que conquistamos grandes coisas, damos grandes passos e temos grandes progressos de vida em um longo prazo.

Cintia Lima

Psicóloga, Mentora de Líderes e Coach Executiva

@psi.cintialima

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email