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tendências pós-pandemia

tendências pós-pandemia

A pandemia chegou trazendo incertezas, mudanças de hábitos e de consumo. Assim, as empresas precisaram se reinventar, sem aviso prévio, para responder às demandas dos cliente. Fato é que do imprevisível surgiram algumas experiências positivas, como mostra a pesquisa Mantendo experiências positivas antes, durante e depois da pandemia, conduzida pela KPMG.

De acordo com o levantamento, as transformações não necessariamente temporárias e as empresas terão que seguir algumas premissas para lograrem sucesso e continuarem fazendo parte da vida dos consumidores no futuro.

“A partir de agora será cada vez mais necessário superar as expectativas das pessoas, no tempo e esforço que os clientes estão dispostos a dedicar. Além disso, é importante manter processos que valorizem a personalização, uma experiência resolutiva e a empatia pelas diversas vivências e demandas de forma alinhada com uma forte busca por integridade e confiança entre marcas e consumidores”, afirma Augusto Puliti, sócio de Experiência do Consumidor da KPMG no Brasil.

Tendências que vão perdurar 

Visão omnichannel: as soluções digitais que se intensificaram na vida das pessoas criaram uma expectativa grande de experiências que sejam positivas off e online, o que faz com que seja necessário valorizar, cuidar e estruturar a experiência digital tão cuidadosamente quanto a física.

Centrar decisões nos seus clientes externos e internos: empresas devem se colocar no lugar dos clientes para entender suas necessidades e anseios, e fazer o mesmo por empregados, mantendo experiências positivas de ponta a ponta.

Olhar para o futuro: significa a necessidade de atenção, resiliência e flexibilidade para a adaptação às mudanças rápidas, combinando insights com tecnologia e visão.

Humanização e diálogo: em momentos incertos é vital que a comunicação seja efetiva, clara e segura. Além disso, as respostas dos clientes devem ser monitoradas para entender seu sucesso; se não estiver funcionando, é preciso mudar.

6 pilares essenciais

A pesquisa utilizou uma estrutura derivada de 10 anos de pesquisa, com 3 mil marcas de 25 países, para chegar em 6 pilares que revelam princípios universais que guiam todas as experiências humanas:  Integridade, Resolução, Expectativa, Tempo e Esforço, Personalização e Empatia.

De acordo com a KPMG, as organizações que provêm experiências positivas pautadas nesses 6 elementos, crescem mais rápido e têm vantagens competitivas frente a seus concorrentes. Além disso, foram recuperados 5 elementos que impactam a vida dos consumidores e explicam melhor como essas pessoas tomam decisões de compra e consumo: Motivação, Atenção, Conexão, Tempo e Dinheiro.

Empresas Brasileiras 

O conteúdo ainda evidenciou que, no Brasil, há três movimentos de reação entre as empresas neste momento, que priorizam o cliente, estabelecendo confiança, qualidade e conexões emocionais:

  • A manutenção do modelo operacional mesmo durante a crise, especialmente com as soluções de trabalho remoto para minimizar consequências negativas nos resultados das empresas;
  • Publicidades que demonstram empatia pelos consumidores em época de medos e incertezas;
  • A entrega de um serviço adaptado a uma nova realidade dos seus consumidores, mantendo uma experiência positiva ou até mesmo remediando uma situação negativa.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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