Pesquisar
Close this search box.

Tendência das marcas próprias

Uma nova tendência está crescendo entre as empresas que trabalham com produtos farmacêuticos: a criação de marcas próprias como itens de higiene pessoal, cosméticos, acessórios e suplementos vitamínicos. A RaiaDrogasil, maior rede de farmácias do país, com mais de 1.450 lojas, possui várias marcas, como Needs, B-Well, Triss e Pluii, e mesmo a pandemia que assola o país não impediu que a profusão dessas marcas próprias surgissem ainda mais rápido do que era esperado. Grandes redes estão investindo alto nesse nicho de mercado, Drogasul, de São Paulo; Drogamed, do Paraná; Araujo, em Minas; e Panvel, no Rio Grande do Sul são alguns exemplos.

Com os preços 30% menores que as marcas tradicionais, os produtos de marca própria estão se transformando numa nova arma na tentativa de manter clientes e garantir maior espaço no mercado.

Em Manaus, o Grupo Tapajós partiu na frente e lançou o multivitamínico Animavit, sete produtos desenvolvidos para atender às necessidades suplementares diárias de homens e mulheres adultos, contendo vitaminas e sais minerais, que ainda auxiliam no funcionamento do metabolismo energético.

“A marca é exclusiva do Grupo Tapajós, e o investimento foi feito seguindo o mesmo caminho das grandes empresas do varejo farmacêutico que, há algum tempo, estão investindo na tendência de mercado das marcas próprias. Nosso segmento entende que precisamos ofertar um mix de suplementos, vitaminas, dermocosméticos, perfumaria e medicamentos cada vez mais eficientes para a saúde e bem-estar do consumidor”, falou Wili Garcêz, presidente do Grupo Tapajós.

Wili Garcêz é presidente do Grupo Tapajós
Foto: Divulgação

Vendas inesperadas  

A história do Grupo Tapajós começou há 25 anos, em Manaus, inicialmente no mercado de atacado, com a Distribuidora Tapajós. Atualmente o Grupo Tapajós tem 130 lojas, em Manaus, Belém, Boa Vista e Porto Velho, empregando mais de dois mil funcionários. O Grupo é líder no varejo e atacado farmacêutico, detentor das redes de drogarias Santo Remédio, FarmaBem, Flexatacadão e Flexfarma.

A aposta do Grupo Tapajós em produtos de marca própria vem rendendo frutos rapidamente. A companhia obteve uma receita recorde de R$ 2,3 milhões no primeiro mês de 2021. Considerando o período de janeiro a dezembro do ano passado, a média mensal foi de R$ 900 mil.

“O interesse dos clientes pelos multivitamínicos Animativ, este ano, nos impressionou. Lançada há dois anos, seu faturamento acumulado foi de R$ 10,79 milhões em 2020. Até junho do ano passado, o resultado era de apenas R$ 2 milhões. Inesperadamente, apenas em janeiro de 2021, a linha Animavit vendeu o equivalente a todo o primeiro semestre do ano passado”, comemorou.

“Vendemos 19 vezes mais, em 2020, que em 2019, com crescimento de 1.800%. Nossa meta em 2021 é triplicar o faturamento da marca própria. Isso comprova um fato que está acontecendo em todo o país. As pessoas estão buscando cuidar mais e melhor de sua saúde, fortalecendo seu organismo, em função da pandemia”, esclareceu.

A fórmula do Animativ foi desenvolvida pela empresa Althaia S.A. Indústria Farmacêutica, que também o produz. Não se trata de medicamentos, mas vitaminas e sais minerais, fontes de energia que prometem saúde e bem-estar para seus consumidores.

Wili Garcêz acredita que o sucesso repentino das vendas do produto tem dois fatores: o momento de prevenção dos consumidores e a positivação da loja.

“A procura dos consumidores por produtos preventivos e suplementares durante todo esse período de pandemia teve um grande crescimento, além disso, investimos muito no treinamento dos nossos colaboradores, nas lojas, para que eles pudessem sempre esclarecer todas as dúvidas dos clientes em relação ao produto”, disse.

Os sete poderosos

Cada um dos sete polivitamínicos tem fórmula diferente, pois são direcionados para idades e gêneros distintos. O Animativ Sênior é ideal para quem tem mais de 50 anos. Contém vitaminas e sais minerais, necessários diariamente, contribuindo para a saúde muscular, óssea e produção de energia. Protege as células de radicais livres. O Animativ Homem conta com 66% dos vitamínicos de que o público masculino necessita. O Animativ Mulher fortalece os cabelos e ajuda na saúde da pele, além de ser um aliado na imunidade. Previne cãibras e melhora o humor no período pré-menstrual, graças ao composto manganês. O Animativ A a Z é para quem não se alimenta corretamente. Seu diferencial é a vitamina K, que age na coagulação do sangue e ossos. O Animativ Cálcio +D assegura mais força e vitalidade para adultos e idosos. O Animativ Colágeno fortalece cabelos e unhas. É um dos mais vendidos, pois oferece nutrientes para quem está acima dos 30 anos, melhora o aspecto da pele e fortalece as articulações. O Animativ Ômega 3 reúne um conjunto de ácidos graxos (gordura), indispensáveis para o organismo. Esse suplemento é indicado para atletas e praticantes de atividades físicas, pois atua na manutenção da saúde e desempenho. É antiinflamatório, controla a pressão arterial e reduz os níveis de colesterol e triglicérides.

“E vamos ampliar a linha com mais dois produtos, incluindo vitamina C efervescente. Estamos estudando o mercado para implementar produtos na área de perfumaria e higiene”, adiantou.

Foto/Destaque: Divulgação

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar