Pesquisar
Close this search box.

Multilaser terá primeira planta de veículos elétricos na ZFM

A Multilaser será a primeira montadora de veículos 100% elétricos, na Zona Franca de Manaus. A empresa considerada uma das maiores fabricantes de tablets do Brasil e uma das líderes nacionais nos setores de telefonia, eletrônica e computadores, adquiriu a Watts Mobilidade Elétrica, startup de motos elétricas, por R$ 10,5 milhões. 

A Watts Mobilidade Elétrica, startup de motos elétricas, fundada em 2018, atua como uma montadora de veículos sob duas rodas e movidos a energia elétrica em Manaus. A verdadeira intenção da Multilaser ao comprar a startup não foi apenas entrar em um novo segmento de produtos, mas principalmente ganhar modelos novos de pontos de venda.

Caio Dias, diretor de Produto da Multilaser, destacou que é de suma importância a ampliação da planta fabril, a fim de adaptar os processos produtivos para uma linha completamente nova, que requer diferentes equipamentos de produção e testes, quando comparado aos demais produtos atualmente fabricados pela empresa.

Diferente de uma linha de produção de veículos a combustão, os produtos elétricos possuem uma estrutura muito mais simples e menos trabalhosa para ser montada. A empresa estima uma contratação inicial de cerca de 120 colaboradores para operação produtiva da planta de veículos elétricos em Manaus.

A Watts é considerada um dos principais players do seu segmento, com um dos maiores portfólios de veículos elétricos de variadas potências e características que, somando-se aos atuais modelos da marca própria Atrio da Multilaser, garantirá à companhia posição privilegiada no setor de mobilidade elétrica no país, atuando em todos os seus nichos.

Diversos modelos da startup possuem CAT (Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito), que possibilita o registro e o licenciamento de veículos junto aos órgãos executivos de trânsito de todas as unidades da Federação. Estes produtos ainda possuem grande potencial de adoção por profissionais e empresas que atuam no setor logístico, de locação de veículos ou que demandam alta mobilidade de pessoal e/ou mercadorias, pois oferecem perspectiva de expressiva redução de custos e manutenção, aliadas à uma solução sustentável.

Dentre os produtos homologados pelo Denatran, a moto elétrica W125, ganha destaque, uma vez que se equipara em desempenho e usabilidade a uma moto com motor a combustão de 125cc, diferenciando-se pela economia e por não emitir CO2 e ruídos, perfeita para o uso urbano, delivery, segurança, entre outros.

“A transação anunciada possui total aderência à nossa estratégia de expansão. Estamos mirando em um mercado que vem avançando com grande velocidade em todo o mundo e o brasileiro, cada vez mais, está optando por opções de transporte mais sustentáveis e de baixo custo”, explica André Poroger, VP de Produto da Multilaser.

“A sinergia com a Multilaser abrange praticamente todas as áreas, como, por exemplo, o fato de a empresa possuir uma estrutura de mais de 100 colaboradores no escritório na China, prontos para acompanhar os fornecedores e controlar a excelência em qualidade exigida pela Watts. Agora estamos prontos para ganhar escala rapidamente e almejamos a liderança do mercado mundial em mobilidade elétrica”, comemora Rodrigo Gomes, fundador e CEO da Watts Mobilidade Elétrica.

Segundo Luís Mazzarella Martins, sócio da JK Capital, consultoria que assessorou a operação, a aquisição da Watts pela Multilaser não poderia vir em melhor hora, considerando a busca das pessoas por energias mais sustentáveis e também pelo preço do combustível, que vem sendo impactado por cenários políticos e econômicos globais desfavoráveis. “Além disso, o Brasil é um dos maiores consumidores de motocicletas do mundo, com mais de 10% da frota mundial em atividade. O aumento da autonomia das motocicletas elétricas impulsiona a migração dos modelos tradicionais para este tipo de produto, e a Multilaser estará preparada para atender esta demanda”, finaliza.

Tendência

Os investimentos em produtos elétricos no PIM (Polo Industrial de Manaus) vêm ganhando cada vez mais força. O que anima a indústria local. Lideranças do setor produtivo avaliam que a aposta nestes produtos é uma tendência e um caminho sem volta, especialmente analisando o mercado dos países mais desenvolvidos. A substituição do modal de transporte para veículos movidos a energia limpa e renovável é uma realidade de adaptação a longo prazo.

No Brasil, ainda caminhamos lentamente rumo a essa consolidação. Se comparada com a produção dos veículos movidos à combustão ou autopropelidos, os números dos veículos elétricos manufaturados no Polo Industrial de Manaus ainda é relativamente baixo”, comenta o presidente da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), Antonio Silva. 

“Outros grandes projetos como da empresa Davinci, para fabricação de patinetes elétricos, Voltz Motors, motoneta elétrica, OX e Sense, bicicletas elétricas, nos sinalizam que esse é um segmento em expansão no Amazonas”. 

Estima-se que ainda no segundo semestre de 2022 a Multilaser já tenha as primeiras unidades produzidas na nova unidade fabril.

A empresa utilizará a estrutura existente da Multilaser para o processo, dedicando uma área de 5.000 m² com investimento em novas linhas produtivas, com esteiras automatizadas e equipamentos de montagem, que devem nos permitir montar até 150 produtos por dia.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar