A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) lançou um novo portal na internet para auxiliar o consumidor a resolver seus problemas com as empresas do setor – telefonia fixa, móvel, internet e TV. Além de dicas sobre como resolver impasses e a quem recorrer, o site vai apresentar, por exemplo, alguns rankings comparativos entre empresas.
Assim, o consumidor poderá saber qual é a companhia que oferece a melhor qualidade; a que possui maior número de clientes insatisfeitos, ou seja, com maior quantidade de queixas registradas; ou a que soluciona os problemas em menor tempo.
A página deve tornar também mais simples a navegação do usuário -que se deparava com uma página extremamente técnica ao acessar o portal oficial da agência.
O Portal do Consumidor, porém, não irá substituir o site da Anatel. Os dois funcionarão como complementares. Para o futuro, a agência também planeja modernizar a página principal e a disposição do conteúdo.
“A nossa intenção é de dar ao consumidor as ferramentas que ele precisa para comparar empresas e resolver problemas”, disse à reportagem a superintendente de relações com consumidores, Elisa Leonel. “Esperamos que seja possível resolver muitas questões por meio da página. Com isso o número de ligações para o nosso call center também poderá diminuir”, afirmou.
Apenas em 2013, pouco mais de 3,1 milhões de pessoas recorreram ao atendimento telefônico da agência para resolver problemas, tirar dúvidas e registrar queixas contra empresas de telecom. As principais reclamações dos usuários são: erros nas faturas dos celulares pós-pagos e a qualidade da telefonia fixa.

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