Pesquisar
Close this search box.

Telebras ativa fibras e terá conexões a 2 Mbps

A Telebras já ativou 4,6 mil quilômetros de fibras ópticas no trecho que sobe de Brasília a Fortaleza-CE e desce da capital cearense até Salvador, na Bahia. Até aqui, a estatal é capaz de oferecer links no atacado em 21 Estados do país, na fórmula do Plano Nacional de Banda Larga -que prevê acessos de 1 Mbps por R$ 35. Em meados do próximo ano, no entanto, esse mesmo valor corresponderá a conexões de 2 Mbps. “Estamos há um ano trabalhando para viabilizar esse grande trecho, que, como em toda a rede da Telebras, já está preparado para atender o PNBL com velocidade mínima de 2 Mbps ao mesmo valor de hoje para 1 Mbps”, afirmou o presidente da Telebras, Caio Bonilha.
O primeiro trecho ativado pela estatal começa em Brasília-DF e segue em direção Palmas-TO, Imperatriz-MA, Teresina-PI, Sobral e Fortaleza e Região Metropolitana, no Ceará. Agora a empresa anuncia que está concluído o trecho que parte de Fortaleza em direção sul pelo litoral -Mossoró e Natal-RN, João Pessoa e Campina Grande-PB, Recife-PE, Maceió-AL, Aracaju-SE e Salvador-BA. De Fortaleza sai o segundo trecho, passando por todo o litoral nordestino: Mossoró e Natal, no Rio Grande do Norte; João Pessoa e Campina Grande, em Alagoas; Recife e Região Metropolitana, em Pernambuco; Aracaju, em Sergipe e Salvador e Região Metropolitana, na Bahia.
A estatal estima que nas 51 cidades por onde passa essa rede, cerca de 20 milhões de habitantes já podem contratar acesso à Internet nos moldes do PNBL. No total dos 21 estados que já contam com a infraestrutura, cerca de 600 municípios podem ser atendidos -a estimativa é chegar a 1.500 municípios até o final de 2013.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar