Pesquisar
Close this search box.

Tefé e Carauari também vão debater situação da telefonia no AM

A Comissão de Gestão Pública e Serviços Públicos da ALE (Assembleia Legislativa do Estado) realiza, nos dias 28 e 29 deste mês, audiências públicas em Tefé e Carauari, respectivamente, para avaliar a qualidade dos serviços de telefonia fixa e móvel.
De acordo com o presidente da Comissão, deputado Marco Antônio Chico Preto (PP), depois das quatro audiências públicas já realizadas em Borba, Manicoré, Manacapuru e Itacoatiara, é possível dizer, entre outras coisas, que o serviço é ruim no interior.
“As metas não foram cumpridas pelas empresas concessionárias de telefonia fixa e móvel e a falta de manutenção dos equipamentos instalados provocou a precarização dos serviços”, argumenta.
Como exemplo ele lembra que a não instalação dos backhaul, para possibilitar o acesso à internet, tem gerado prejuízos irreparáveis de ordem administrativa, econômica e social às prefeituras e consumidores de um modo geral.
Segundo ele, as audiências que realizadas vão possibilitar a elaboração de um relatório detalhado da real situação do serviço de telefonia fixa e móvel prestado pela Anatel e concessionárias em todo o Estado. “Após a identificação dos problemas nós vamos cobrar providências imediatas para a solução de todos eles”, destaca Chico Preto, revelando que o relatório final com o diagnóstico do setor deverá ser apresentado até o dia 30 de junho.
Na reunião da Comissão realizada na última sexta-feira (15), Chico Preto lembrou que a Assembleia vem discutindo o assunto com muita atenção, porque os problemas apontados pelos consumidores em todo o Estado são inúmeros e precisam ser solucionados o mais rapidamente possível.
“A questão da interoperabilidade, tecnicamente chamada de roaming, é grave, porque no interior as operadoras não recepcionam os sinais das outras. Com isso, você consegue fazer o roaming em outros estados ou países, mas fica sem o serviço nos municípios amazonenses”, explica o parlamentar, destacando que as operadoras precisam tratar os consumidores com mais respeito e melhorar o serviço no interior.
Outro problema grave apontado pelo deputado diz respeito à falta de instalação dos chamados backhaul em todos os municípios do Amazonas, para possibilitar o acesso à internet.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar