10 de dezembro de 2024

Tecnologia como Aliada da Produtividade

Seguindo com foco na modernização, que vem sendo destaque no TCE-AM nos últimos anos, a Corte de Contas tem adotado novos processos tecnológicos como aliados da produtividade. Apenas no último ano, três novas ferramentas foram fundamentais para melhorar a otimização processual, proporcionando uma administração mais eficiente e transparente. 

Domicílio Eletrônico de Contas

A implementação do Domicílio Eletrônico de Contas (DEC) foi um marco na celeridade da troca de informações entre a Corte de Contas e advogados de partes em processos. A ferramenta permite uma comunicação eletrônica segura entre os órgãos técnicos do Tribunal e os jurisdicionados, eliminando a necessidade de documentos físicos e agilizando o fluxo de informações, notificações e solicitações. Com o DEC, além de agilidade e eficiência, o TCE-AM dá, também, um salto em direção à sustentabilidade, economizando papel e recursos, ao mesmo tempo em que proporciona maior comodidade para aqueles que precisam interagir com a instituição. 

Spede 2.0

Outro marco na modernização do TCE-AM é a implementação do Spede 2.0. O Sistema Público de Escrituração Digital (Spede) já é amplamente reconhecido por sua capacidade de simplificar e agilizar os processos contábeis do setor público. A nova versão representa uma evolução significativa da ferramenta, tornando ainda mais eficiente a comunicação entre o tribunal e os órgãos jurisdicionados. A atualização é capaz de reduzir a burocracia e melhorar a qualidade das informações prestadas, tornando o controle das contas públicas mais preciso e eficaz. 

Painel Completo do Power BI

Para fornecer aos setores do TCE-AM informações relevantes de maneira ágil e acessível, foi disponibilizado um painel completo do Power BI. A ferramenta de análise de dados permite que os servidores tenham acesso a informações cruciais de maneira visual e interativa. Com gráficos e relatórios dinâmicos, o Power BI oferece uma visão mais clara e detalhada dos dados, facilitando a tomada de decisões informadas e a identificação de áreas que precisam de atenção.

O uso da tecnologia como aliada da produtividade é uma tendência que se fortalece a cada dia, e a Corte de Contas amazonense se mostra na vanguarda dessa transformação. Ao adotar novas tecnologias nas análises das contas públicas, o Tribunal está preparado para acompanhar as evoluções e proporcionar um serviço público de excelência à população.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Veja também

Pesquisar