Pesquisar
Close this search box.

Técnica ‘martelinho de ouro’ chega a Manaus

Recém chegada a Manaus, a Sato Funilaria Express, traz serviços no segmento de embelezamento e restauração automobilística, entre eles, espelhamento de pintura, insulfilm, lavagem, higienização, além do de microfunilaria, conhecido como ‘martelinho de ouro’, “que é o carro chefe da empresa”, afirmou Alexandre Vieira, responsável pela unidade em Manaus, que devido a carência deste tipo de serviço na capital amazonense, viu a necessidade de trazer a marca para cá, além da oportunidade de se tornar pioneiro no ofício.
“Fiz um estudo durante dois anos e notei que a cidade sentia falta de serviços de funilaria, que é um trabalho totalmente artesanal, e que aqui não tinha, fiz um levantamento de como fazer o licenciamento da marca e agora somos os primeiros a oferecer com exclusividade”, disse o diretor da empresa inaugurada no último dia 3.
Vieira explica que o serviço de ‘martelinho de ouro’ é feito na lataria do carro amassado. “Mas para isso é necessário que antes haja uma avaliação para ver se é possível realizar o serviço, que só é feito quando a pintura não foi afetada”, explica. Ele conta que a técnica artesanal surgiu na Alemanha e posteriormente chegou ao Brasil através da Wolksvagem e logo o serviço foi sendo disseminado pelo país.
De acordo com Alexandre Vieira, para a realização do serviço é necessária a capacitação. “A Sato possui um Centro de Treinamento, em Sertanópolis, no Paraná, e lá é feita a qualificação para quem deseja trabalhar com funilaria”, destaca. O conteúdo do curso é praticamente 100% prático, com pouca teoria, coordenado pelo Fundador da Rede Sato Funilaria Express e tem como público alvo pessoas que desejam abrir seu próprio negócio, atender concessionárias, lojas de veículos, oficinas ou prestar serviços nacionais e internacionais onde há incidência de chuva de granizo como Brasil, Alemanha, EUA, entre outros.
Alexandre revela que dentro de três ou seis meses pretende também aumentar os serviços oferecidos pela Sato. “A rede permite que o licenciado trabalhe com duas modalidades: a fast e a plus. No momento estamos trabalhando com a fast, mas dentro de alguns meses pretendemos implantar a plus, em que ofereceremos também serviço de pequenos reparos de pintura de carro”, detalha.
Ele conta que com isso a rede que passará a trabalhar com tintas da PPG, famosas pela qualidade e durabilidade. “Para isso implantaremos um laboratório, cabine própria para pintura e os clientes contarão com garantia de 36 meses”, disse o responsável da Sato em Manaus.
Outro diferencial da empresa, é que, é a única em dar espelhamento com garantia de um ano. “O cliente que fizer esse serviço conosco terá praticamente o carro polido durante o ano todo, além de remover os riscos, geralmente comuns durante a lavagem”, ressaltou.

Como tudo começou

Com cerca de 20 unidades espalhadas por todo Brasil, a história da Sato Funilaria Express começou em 1973, quando Shinji Sato construiu um pequeno barracão de madeira em Borrazópolis-PR, vindo de várias outras profissões (agricultor, pintor de letras, extrator de madeiras entre outras), decidiu tentar outra. Com isso, foi inaugurada a “Oficina Mecânica Sato”.
Nessa época, os veículos tinham muitos problemas com a lataria, onde a chapa era muito pouco tratada contra corrosão, então eram praticamente serviços de reforma geral. Hoje as carrocerias dos veículos são bem diferentes, preparadas para evitar corrosões e com absorção de impacto para diminuir os ferimentos dos passageiros.
Posteriormente seu filho, Pedro Hiroshi decidiu montar seu próprio negócio, apostando nos serviços de funilaria e pintura. Na época, ele soube que em Curitiba havia uma técnica inovadora que reparava amassados sem danificar a pintura e buscou se profissionalizar na área, que foi quando ele começou a segunda fase da “Oficina Mecânica Sato” com o nome de “Sato Funilaria Express”, em 1996.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar