Pesquisar
Close this search box.

Teatro de marionetes ‘Onheama’ estreia no 24º Festival Amazonas de Ópera

Neste sábado (7), no hall do Teatro Amazonas, às 11h, a técnica milenar de marionetes de fio se une à ópera, na montagem de “Onheama”, de João Guilherme Ripper. O espetáculo, que faz parte da programação do 24º FAO (Festival Amazonas de Ópera), é assinado pela companhia paulista O Pequeno Teatro do Mundo e propõe uma mensagem ecológica sobre a necessidade da preservação ambiental. A entrada é gratuita.

Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da AADC (Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural), o FAO, além de reunir obras importantes do gênero, tradicionalmente, apresenta diversos formatos de manifestações culturais.

“A ópera ‘Onheama’, encenada utilizando marionetes, promete encantar o público infantojuvenil, resgatando a cultura do Amazonas, as lendas e tradições. É uma experiência educativa e, ao mesmo tempo, de iniciação artística, importante para aproximar o público do universo da música erudita”, afirma Marcos Apolo Muniz, secretário de Cultura e Economia Criativa.

Segundo a diretora de “Onheama”, Fabiana Barbosa, a ópera composta por João Guilherme Ripper narra a saga de Iporangaba, um jovem guerreiro indígena, abordando tradições, lendas e origens amazônicas. A história conta com personagens mitológicos como o boto e a Iara.

“Desde o começo, queríamos ter na equipe artistas indígenas, pensando a estética do espetáculo. Até que conhecemos o professor Dhevan Kawin, da aldeia Porungawa, que fica em Peruíbe, São Paulo”, destaca a diretora. “Este encontro ampliou muito os nossos horizontes e abriu as portas para conhecermos a grande diversidade e grandiosidade das culturas indígenas dos povos, que são nossos conterrâneos e que têm um papel fundamental na preservação ambiental no nosso país hoje”.

Interior

A montagem “Onheama” será levada também às comunidades do interior do Estado, além de escolas públicas e instituições sociais.

“Apresentar no Teatro Amazonas é maravilhoso e poder chegar com um espetáculo de ópera no interior nos enche de felicidade. Esses encontros com um público que não têm o hábito e, às vezes, nem a possibilidade de ir ao teatro, são muito especiais”, finaliza Fabiana.

Festival

O FAO iniciou no dia 29 de abril e segue até 31 de maio, na capital e interior. A programação conta com atrações gratuitas e, para as obras pagas, os ingressos estão à venda em www.bilheteriadigital.com e na bilheteria do Teatro Amazonas.

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar