Pesquisar
Close this search box.

TCE inscreve para simpósio sobre gestão ambiental 

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/08Ago/04/Josue%20filho%201278.JPG

As inscrições para o 2º Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas estão abertas desde a última segunda-feira (5). Com expectativa de receber 1,5 mil pessoas, o evento será realizado pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), no período de 17 a 19 de outubro deste ano, no Centro de Convenções Vasco Vasques.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Simpósio (sigam.tce.am.gov.br), pelo Portal do TCE (www.tce.am.gov.br) ou pelo Portal da Escola de Contas Públicas (ecp.tce.am.gov.br). Aos estudantes, a participação no Simpósio irá gerar horas complementares.

O Simpósio irá reunir centenas de personalidades nacionais e internacionais na área, como o ambientalista e biólogo norte-americano Thomas Lovejoy, além de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal de Contas da União (TCU) e de integrantes dos Tribunais de Contas do país e do exterior que já estão confirmando presença. O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, será um dos participantes e palestrantes do evento.

Tribunal garante pagamentos de professores da UEA

O TCE-AM prorrogou, por mais dois anos, a vigência do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) firmado com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e garantiu o pagamento de bolsas de ensino aos servidores públicos e professores temporários que atuam nos cursos de oferta especial e nos cursos com fontes de recursos externas.

A prorrogação foi aprovada, por unanimidade, pelo Tribunal Pleno e garante os pagamentos nos exercícios de 2019 e 2020.

De acordo com o relator do TAG, conselheiro Josué Filho, a prorrogação da vigência do termo garante a conclusão dos cursos que tiveram início no segundo semestre de 2015 e 2016 com término previsto para dezembro deste ano, com exceção dos cursos de Direito e Farmácia, que serão finalizados em 2020.

“A não prorrogação do TAG comprometeria claramente a conclusão dos cursos, o que ocasionaria prejuízos imensuráveis à Universidade e à comunidade acadêmica, além de importar em clara afronta ao princípio da continuidade do serviço público e do acesso à educação, garantidos pela Constituição Federal”, ressaltou o conselheiro Josué Filho.

Conselheiro apresenta resultados de auditorias ambientais 

O conselheiro do TCE-AM, Júlio Pinheiro, apresentou, na segunda-feira (5), a membros dos Tribunais de Contas da região Norte e do Tribunal de Contas da União (TCU) os resultados das auditorias ambientais e discussões sobre a temática realizadas pela Corte de Contas do Amazonas.

A apresentação foi realizada durante a abertura da Oficina de Consolidação da Auditoria Coordenada em Unidades de Conservação realizada pelo TCU em parceria com a Escola de Contas Alberto Veloso (EVAC) do Tribunal de Contas do Pará (TCE-PA), em Belém, até esta sexta-feira (9). As auditorias ambientais foram idealizadas pelo TCE-AM e passaram a ser difundidas a todos os TCEs da Amazônia e ao TCU.

Projeto pensado desde 2013 foi indicado ao prêmio Innovare 2018

TCE faz auditoria, via satélite, em Barreirinha

O TCE-AM inaugurou, nesta semana, o Sistema de Fiscalização à Distância (SFD), realizando uma auditoria, via satélite, com o município de Barreirinha. O projeto, pensado desde 2013, teve um piloto em 2017 com uma auditoria à distância com o município de Tefé, chegando a ser indicado para o prêmio Innovare em 2018.

Implantado em 2017 pela Secex, com o apoio da então vice-presidente, hoje presidente do TCE, Yara Lins dos Santos, o SFD permite que o Tribunal realize, via satélite, as auditorias relacionadas às prestações de contas anuais dos gestores públicos.

Conselheiro érico Desterro determinou o afastamento de servidora em Presidente Figueiredo

Servidora afastada por suspeita de nepotismo 

O conselheiro do TCE-AM, Érico Desterro, determinou que o presidente da Câmara Municipal de Presidente Figueiredo, vereador Jonas Castro Ribeiro, suste a remuneração da servidora Sandy Silva Prado, além de afastá-la das funções no Legislativo até o fim do processo que apura a prática de nepotismo na Câmara Municipal de Presidente Figueiredo.

A decisão monocrática atendeu a uma representação do Ministério Público de Contas, assinada pelo procurador Ruy Marcelo Alencar. Na representação, o procurador sustentou que a servidora nomeada para o cargo comissionado de Coordenador de Gabinete é sobrinha de Salma Medeiros Silva, cônjuge do presidente do Legislativo municipal.

?Técnicos da Semef visitam TCE para conhecer o Datacenter

Técnicos da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef) conheceram, na última semana, a estrutura do Datacenter do TCE-AM e parte dos equipamentos utilizados no processamento e armazenamento de dados da Corte de Contas.

Eles foram recebidos pelo diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditin) do TCE-AM, Allan Bezerra, um dos responsáveis pela elaboração do projeto. Segundo ele, a visita foi uma forma de agradecer a equipe da Semef por ter cooperado de forma positiva no desenvolvimento do projeto do Datacenter do Tribunal.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar