11 de agosto de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Taxas de juros sobem pelo terceiro mês consecutivo, segundo a Anefac

Nas operações de pessoa jurídica todas as linhas pesquisadas apresentaram elevação. O juro médio geral para pessoa jurídica teve alta de 0,03 ponto percentual no mês.

As taxas de juros das operações de crédito subiram pelo terceiro mês consecutivo, segundo pesquisa da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). Entre os motivos para a alta está a paralisação das quedas da Selic e a crise imobiliária nos Estados Unidos.
Março registrou taxa média de juros de 7,28% ao mês (132,39% ano ano), a maior desde junho de 2007. Nas operações para pessoa jurídica os juros médios mensais estão em 4,16% ao mês (63,08% ano ano), os maiores desde abril de 2007.
A taxa média geral de juros para pessoa física apresentou elevação de 0,03 ponto percentual no mês -0,77 ponto percentual no ano- correspondente a um aumento de de 0,41% no mês e 0,59% em 12 meses.
Os dados mostram ainda que nas operações de crédito para pessoa física, todas as seis linhas de crédito tiveram aumento no mês- juros do comércio, cartão de crédito, cheque especial, CDC-bancos-financiamento de veículos, empréstimo pessoal-bancos e empréstimo pessoal-financeiras.
Nas operações de pessoa jurídica todas as linhas pesquisadas apresentaram elevação. O juro médio geral para pessoa jurídica teve alta de 0,03 ponto percentual no mês e 0,56 ponto percentual em doze meses, o que leva a um aumento de 0,73% no mês e 0,90% em um ano.
De acordo com Miguel de Oliveira, coordenador da pesquisa, o aquecimento do mercado interno também possibilita aos agentes financeiros elevações de suas taxas de juros em um mercado onde a demanda por crédito vem crescendo.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email