Pesquisar
Close this search box.

Taxas de juros sobem pelo terceiro mês consecutivo, segundo a Anefac

As taxas de juros das operações de crédito subiram pelo terceiro mês consecutivo, segundo pesquisa da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). Entre os motivos para a alta está a paralisação das quedas da Selic e a crise imobiliária nos Estados Unidos.
Março registrou taxa média de juros de 7,28% ao mês (132,39% ano ano), a maior desde junho de 2007. Nas operações para pessoa jurídica os juros médios mensais estão em 4,16% ao mês (63,08% ano ano), os maiores desde abril de 2007.
A taxa média geral de juros para pessoa física apresentou elevação de 0,03 ponto percentual no mês -0,77 ponto percentual no ano- correspondente a um aumento de de 0,41% no mês e 0,59% em 12 meses.
Os dados mostram ainda que nas operações de crédito para pessoa física, todas as seis linhas de crédito tiveram aumento no mês- juros do comércio, cartão de crédito, cheque especial, CDC-bancos-financiamento de veículos, empréstimo pessoal-bancos e empréstimo pessoal-financeiras.
Nas operações de pessoa jurídica todas as linhas pesquisadas apresentaram elevação. O juro médio geral para pessoa jurídica teve alta de 0,03 ponto percentual no mês e 0,56 ponto percentual em doze meses, o que leva a um aumento de 0,73% no mês e 0,90% em um ano.
De acordo com Miguel de Oliveira, coordenador da pesquisa, o aquecimento do mercado interno também possibilita aos agentes financeiros elevações de suas taxas de juros em um mercado onde a demanda por crédito vem crescendo.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar