Pesquisar
Close this search box.

Tarde de tributos para Sócrates Bomfim

Tarde de homenagens. Esse foi o clima, na última sexta-feira, nas dependências do Centro Cultural Palácio Rio Negro durante as comemorações dos 90 anos da Academia Amazonense de Letras e, em especial dos 100 anos de Sócrates Bomfim, também um imortal que, em sua humildade, nunca quis ocupar a cadeira que lhe foi destinada na Academia, e sequer tomar posse.
Durante o evento foi relançado o único livro escrito por Sócrates Bomfim, “Um esboço da vida amazônica”, lançado em 1960. Nas palavras de Ronaldo Bomfim, sobrinho de Sócrates, e quem prefaciou o livro, seu tio traça (…) um esboço da vida amazônica, com reflexos sobre a evolução histórica e a estrutura socioeconômica regional. Seu conteúdo está em sintonia com as direções futuras do desenvolvimento da Amazônia”, escreveu. Para Ronaldo, “Sócrates Bomfim foi um dos mais brilhantes intelectuais do Amazonas no século passado”, disse.
O ponto alto do evento, além do relançamento do livro, foi a exibição de um documentário mostrando em cenas rápidas um pouco da vida empresarial de Sócrates Bomfim na tentativa de realizar seu sonho de construir uma siderúrgica em Manaus visando desenvolver a região através dos minérios existentes no subsolo amazônico. No documentário, opiniões de Luiz Maximino de Miranda Corrêa, Jarbas Passarinho e do saudoso senador Jefferson Peres, que trabalhou com Sócrates Bomfim na Siderama e explicou com detalhes sobre o auge e o ocaso da Companhia.
Nomes ilustres do cenário político, empresarial, cultural, religioso e social de Manaus e do Amazonas prestigiaram o evento, embalado pelo som do grupo Embaúba e dos deliciosos pratos do cardápio regional servidos no almoço.

Homenagens
a Sócrates
Esbanjando felicidade pela comemoração do centésimo aniversário do pai, a empresária Selma Bomfim disse estar muito emocionada. “Para mim é um dia inexplicável e inesquecível. Trata-se do reconhecimento de que o trabalho de meu pai não foi esquecido. Ele que sempre lutou pelo povo e pela região amazônica e na época não foi compreendido”.
Para o secretário estadual de Cultura, Robério Braga, “Sócrates Bomfim foi um pensador amazônico, com visão progressista e científica. O relançamento do raríssimo “Um esboço da vida amazônica” se faz extremamente necessário para se discutir os problemas amazônicos atuais, que persistem desde a época de Sócrates Bomfim”.

Lançamento de livro é em homenagem ao centenário

A superintendente da Suframa, Flávia Grosso disse que “Sócrates Bomfim foi um visionário, que teve garra e buscou condições para realizar seu sonho. É um exemplo para as futuras gerações e, com certeza, no meio empresarial amazonense atual, existem empresários que seguiram o exemplo dele”.
Tenório Telles, coordenador editorial da editora Valer, uma das responsáveis pelo relançamento do livro, acrescentou que “a importância desse relançamento reside no fato de que se trata de um estudo sobre a Amazônia. Uma busca de novos caminhos através da visão de Sócrates Bomfim, uma busca de sugestões para novas perspectivas da economia da Amazônia”.

Resgate de
pensamentos
José Braga, presidente da Academia Amazonense de Letras explicou que o relançamento do livro foi um resgate do pensamento acadêmico. “As edições se esgotam e uma obra como essas, com uma importante visão sobre o desenvolvimento da região precisam ser sempre reeditadas”.
A acadêmica Carmem Nóvoa falou da importância de “as novas gerações conhecerem o pensamento visionário de Sócrates Bomfim, um idealista”, destacou.
Já Sócrates Bomfim, filho de Selma e neto do homônimo homenageado, lembrou que, apesar de ter convivido poucos anos com o avô, desde que nasceu sempre ouviu falar dele como um “homem ético, que não desistia jamais de seus sonhos. Abraçava o mundo com esses sonhos. O que sempre me chamou a atenção em meu avô foi o seu objetivo de melhorar as condições de vida do povo da região, caboclos como ele fora, e a própria região. Um exemplo de homem justo e empresário arrojado”, fina

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar