Pesquisar
Close this search box.

Superior Tribunal de Justiça elege novo presidente nesta terça-feira

O Pleno do STJ (Superior Tribunal de Justiça) reúne-se nesta terça-feira, 5, para escolha do novo presidente e eventuais cargos em vacância. A sessão acontece às 18h e deve contar com a presença de todos os ministros da Casa. Em 21 de julho, o ministro Humberto Gomes de Barros deixou a presidência do STJ, em decorrência da aposentadoria compulsória, por ter completado 70 anos.
Desde então, as funções estão sendo exercidas pelo presidente em exercício, Cesar Asfor Rocha. O ministro também ocupa o cargo de corregedor Nacional de Justiça no CNJ (Conselho Nacional de Justiça). O mandato de presidente e vice-presidente é de dois anos.
Outra mudança no STJ é a indicação pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do nome do desembargador federal Benedito Gonçalves para compor o tribunal na vaga aberta com a aposentadoria do ministro José Delgado, destinada a membros de tribunais regionais federais.
Com a indicação da presidência da República, agora o desembargador federal aguarda a marcação da data de sua sabatina no Senado Federal. Para ser nomeado ministro do STJ, o indicado deve ser aprovado em sabatina na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado Federal e, posteriormente, no Plenário daquela Casa.
Carioca, Benedito Gonçalves é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em Direito Processual Civil e mestrado pela Universidade Estácio de Sá. Juiz de carreira, Benedito Gonçalves chegou à magistratura em 1988, alcançando o cargo de juiz do Tribunal Regional Federal da 2ª Região por merecimento, em dezembro de 1998.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar