Pesquisar
Close this search box.

SuperFrio investe R$ 60 milhões em Manaus

Manaus segue como polo de atração de novos negócios em 2021. Desta vez, a capital fará parte do projeto de implantação de operações da empresa de logística frigorificada, SuperFrio. A empresa está investindo cerca de R$ 60 milhões em adequações para operar na capital. A estimativa é que a nova unidade gere, aproximadamente, 440 novos postos de trabalhos, entre diretos e indiretos

A empresa que oferta serviços como armazém geral, distribuição fracionada, cross-docking (método de distribuição), transporte e co-packing (empresa que empacota produtos para seus clientes), pretende inaugurar a unidade até outubro deste ano. 

Controlada pelo Private Equity, do Pátria Investimentos, a empresa conta com capacidade de armazenagem refrigerada de 2,2 milhões m³, em todo país, destes, 55 mil m³ corresponderão à área de acondicionamento, na capital. Além disso, a capacidade inicial de armazenagem de 55 mil m³ refere-se a 7 mil posições pallets (quantidade de pallets disponibilizados na área de estocagem).

Além de Manaus no Amazonas, a cidade de Belém (PA) também está na mira da empresa. Para o  gerente comercial do segmento de proteínas da Superfrio, Marcelo Ostrowski, a empresa sempre vislumbrou as operações na região Norte. E mesmo em meio ao desafio logístico de acesso à região, o mercado consumidor em ambos estados tem grande potencial. 

Ainda segundo ele, por muito tempo havia um estudo de mercado para ampliar as oportunidades na região Norte para continuar o plano de expansão da SuperFrio. “A região é extremamente peculiar e de logística desafiadora. Porém, bastante estratégica dado o tamanho do mercado consumidor nos seus principais centros (Manaus e Belém), que somados, proporcionam um universo de mais de 5 milhões de habitantes. A concretização deste projeto só foi possível graças à parceria com uma multinacional brasileira do ramo alimentício, cliente âncora nos dois empreendimentos”, informou.

A SuperFrio, já atua nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará e Rio Grande do Sul (considerando as três obras em andamento com inauguração em 2021) ampliará sua atuação no estado de São Paulo e passará a atuar também no Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará. Com forte presença nos mercados de agronegócios, food service, proteína, alimentos industrializados, varejo e, agora, catering.

Fortalecendo o mercado

A SuperFrio deu um passo importante nos negócios com a aquisição da LogFrio, empresa que atua no segmento de operações logísticas integradas voltadas para o atendimento das maiores empresas de cozinha industrial do país.

A empresa está presente com cinco operações posicionadas estrategicamente em quatro estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará). São 226 mil m³ e 28,5 mil posições paletes, além de uma frota composta por 130 veículos, divididos entre caminhões três quartos, trucks, tocos e vans. Além de possuir mil postos de trabalho diretos e oferece 4 mil indiretos.

Desde 2017 as empresas estavam em negociação, a qual se concluiu em maio de 2021. De acordo com o diretor do Pátria Investimentos e diretor de M&A e Expansão da SuperFrio, Frederico Barros, a mais recente aquisição consolida a SuperFrio como principal player da cadeia de frio da América do Sul: “Com esta aquisição e obras que serão inauguradas em 2021, contaremos com aproximadamente 315 mil posições paletes de armazenagem em 32 operações no Brasil, totalizando aproximadamente 2,2 milhões de metros cúbicos de capacidade de armazenagem refrigerada, uma posição de liderança incontestável, além de reforçar nossos times com uma equipe que desenvolve um trabalho de altíssima qualidade na LogFrio, liderado pelo fundador, Alfredo Gonçalves.”

Mesmo com a aquisição, o diretor presidente da LogFrio, Alfredo Gonçalves, vai continuar participando da gestão. “Estamos muito satisfeitos com a concretização do negócio, pois desde o início das negociações ficou muito claro o alinhamento das companhias quanto a missão, valores e objetivos relacionados ao futuro do segmento de logística integrada de perecíveis no Brasil. Agora temos a oportunidade de contribuir neste processo com maior velocidade, oferecendo em todo território nacional, a nossa eficiência e qualidade que já é reconhecida.”, afirma Gonçalves.

Está nos planos da SuperFrio dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela LogFrio. Tal integração possibilitará a extensão das soluções integradas para os clientes de catering nos demais estados brasileiros que a SuperFrio já opera.

O CEO da SuperFrio, Rodrigo Vassimon, destaca a importância deste passo na história de transformação da logística frigorificada na América do Sul. “Esta aquisição demonstra nosso interesse de investimentos em empresas que trazem conhecimento e valor para o Grupo. Um passo firme no propósito de transformação da logística frigorificada na América do Sul.”

Foto/Destaque: Divulgação

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar