Pesquisar
Close this search box.

Suframa retoma ações presenciais de vistorias e inspeções técnicas no PIM

A Suframa retomou nesta terça-feira (1º) as ações presenciais de inspeção técnica e de vistorias ordinárias e extraordinárias relacionadas aos serviços de acompanhamento de projetos industriais de empresas incentivadas no âmbito da Zona Franca de Manaus (ZFM). A medida é consequência da Portaria nº 377, de 14 de maio de 2021, que estabeleceu critérios para que as atividades ocorram de acordo com a análise de necessidade e oportunidade e obedeçam a todas as recomendações de segurança, em razão das medidas de prevenção à Covid-19.

A primeira empresa visitada na retomada do cronograma de inspeções – que está sendo realizado de forma gradual, ainda com revezamento nas equipes técnicas – foi a Philco Eletrônicos Ltda, localizada no Distrito Industrial I. Na ocasião, para fins de emissão do Laudo de Produção (LP), os servidores da Autarquia conversaram com dirigentes e trabalhadores presentes e inspecionaram integralmente o processo produtivo da nova linha de fabricação de smartphones da empresa, incluindo as áreas de expedição, armazenamento de insumos e montagem dos aparelhos.

As solicitações de emissão de LP e Laudo de Operação (LO) em decorrência da aprovação de novos projetos industriais são justamente uma das prioridades elencadas pela Portaria nº 377/2021 para a realização das ações de inspeção técnica. A Portaria traz, ainda, orientações sobre o restabelecimento do calendário para entrega do Laudo Técnico de Auditoria Independente (LTAI) para o ano de 2021 e sobre solicitações de inclusão de insumos e correlatos na Lista Padrão de Insumos Suframa (LPIS), entre outros pontos.

As equipes técnicas envolvidas na realização das inspeções técnicas e vistorias são compostas por servidores, empregados públicos e colaboradores do quadro funcional da Suframa que não se enquadram em grupos de risco da Covid-19.

De acordo com o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, a Autarquia está constantemente monitorando a situação da Covid-19 em todos os Estados da sua área de atuação para decidir estrategicamente como readequar procedimentos e minimizar impactos às empresas e demais usuários dos seus serviços. “Com a atual Portaria, pretendemos retornar gradualmente o que já era feito anteriormente, sempre respeitando as questões sanitárias referentes à Covid-19. Entendemos que é necessário buscar o retorno das atividades usuais da área de Projetos da Suframa, no que se refere a vistorias e inspeções, a fim de mantermos o trabalho de excelência que sempre buscamos fazer junto aos nossos parceiros”, afirmou Polsin.

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar