Pesquisar
Close this search box.

Suframa recebe visita do embaixador dos Países Baixos no Brasil

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, acompanhado de equipe técnica, reuniu-se na tarde da última sexta-feira (17), na sede da Autarquia, com comitiva holandesa liderada pelo embaixador dos Países Baixos no Brasil, André Driessen. O encontro teve como objetivo não apenas apresentar o funcionamento do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e identificar oportunidades para ampliação das relações comerciais e econômicas entre as partes, mas também discutir possibilidades de cooperação em projetos de sustentabilidade que contribuam para a preservação ambiental e para a melhoria da qualidade de vida da população residente na Amazônia brasileira.

Além do embaixador André Driessen, a comitiva holandesa foi composta também pelo cônsul honorário dos Países Baixos em Manaus, Peter Jan Tilanus, e pelo conselheiro e chefe de Assuntos Políticos, Diplomacia Pública e Cultura da Embaixada dos Países Baixos no Brasil, Remon Daniel Boef. O encontro contou, ainda, com a participação da chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores (MRE) na Região Norte (Erenor), ministra Maria Deize Camilo Jorge, do gestor do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Fábio Calderaro, de servidores da Suframa e de empresários locais.

Na ocasião, o superintendente Algacir Polsin destacou que a bioeconomia e a sustentabilidade podem ser focos de interesse e de ligação entre os dois países e buscou salientar, também, todo o esforço desempenhado historicamente pelo governo brasileiro para preservar e proteger a Amazônia. “Nossa Amazônia é do tamanho da Europa. Temos aqui 25 milhões de habitantes vivendo em uma região com grandes dificuldades logísticas, logo, o Estado não consegue se fazer presente da forma que gostaria em toda essa imensidão de área. Mas é  muito importante deixar claro o entendimento de que nossos programas de desenvolvimento são vinculados à conservação da floresta. A Zona Franca de Manaus é um exemplo disso. Embora não tenha sido criada originalmente com essa proposta, a ZFM hoje contribui para que mais de 90% da floresta do Estado do Amazonas esteja conservada e esse, sem dúvidas, é um resultado que nos traz orgulho e motivação para continuar buscando fortalecer este modelo de desenvolvimento”, ressaltou Polsin.

O embaixador dos Países Baixos no Brasil, André Driessen, que assumiu o posto em agosto deste ano, aproveitou a oportunidade, principalmente, para estreitar laços com a gestão da Suframa e conhecer melhor as diretrizes do modelo Zona Franca de Manaus. Ele destacou também a importância de continuar a discussão sobre o potencial envolvimento de indústrias holandesas em projetos de desenvolvimento sustentável na região. “É um grande prazer estar aqui. Sem dúvidas, contribuiu para que pudéssemos entender de forma mais profunda as oportunidades e os pontos a serem trabalhados em conjunto futuramente”, destacou Driessen.

Foto/Destaque: Diego Queiroz/Suframa

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar