Suframa realiza fórum para administrador

A Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) participa, nesta quinta e sexta-feira do 25º Encat (Encontro Nacional de Coordenadores e Adminis-tradores Tributários Estaduais), que acontece no Confort Hotel – avenida Mandii, 263, no Distrito Industrial.

O Encat surgiu após a Emenda Constitucional nº 42, de 2003, que unificou o sistema tributário nacional, uma estratégia do governo federal para tornar mais eficiente os sistemas de administração tributária dos municípios, Estados e União, com conseqüente combate à sonegação fiscal no país.

Foi a partir deste fórum de discussão que sistemas inovadores digitais de arrecadação, acompanhamento, fiscalização e de combate à sonegação tributária foram lançados, tais como o Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) e a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica). Nos últimos anos, a autarquia que administra a política de incentivos fiscais do modelo ZFM na Amazônia Ocidental (Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia) mais as ALCs (Áreas de Livre Comércio), incluindo a de Macapá e Santana, no Amapá, vem acompanhando as discussões dos fiscos para se manter atual e integrada ao sistema nacional.

O Cgmec (Coordenador Geral de Controle de Mercadorias e Cadastros) da Suframa, João Carlos Paiva da Silva, explica que dessa forma a instituição, que participa do Comitê Gestor de Documentos Fiscais Eletrônicos do Encat, vem aperfeiçoando seus sistemas de controle sobre a entrada de mercadorias na sua área de atuação.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email