Suframa realiza evento no Acre

Na próxima quinta e sexta-feira, os governos estadual, municipais e instituições das mais variadas áreas da sociedade civil organizada do Acre discutirão a revisão do planejamento estratégico da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) por intermédio do seminário e oficinas, o setor produtivo, instituições de ensino e pesquisa e poderes constituídos apresentarão seus anseios e demandas.

A autarquia é o órgão que gerencia o modelo de desenvolvimento ZFM que, através de sua política de interiorização tem financiado, ao longo de seus 40 anos, projetos de infra-estrutura, de estímulo à produção regional e à formação de capital intelectual. De 2002 até o ano passado, a Suframa aplicou o montante de R$ 46,6 milhões no Estado acreano. Os recursos são arrecadados por meio da TSAs (Taxas de Serviços Administrativos), pagas pelas aproximadamente 500 empresas do pólo industrial da ZFM (Zona Franca de Manaus).

Através de uma parceria com a Ufam (Universidade Federal do Amazonas), a autarquia lançou o Projeto Arara, união das iniciais dos Estados que compõem a área de atuação da Suframa (Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia e Amapá), que vem conduzindo o processo de revisão do seu plano de ações para a região.

O projeto é conduzido por técnicos das duas instituições federais, que já realizaram seminários e oficinas para debater o tema em Boa Vista, Capital de Roraima, no final do mês passado; e em Porto Velho, capital de Rondônia, este último encontro ocorrido nos dias 12 e 13 deste mês.
Para o seminário no Acre, a Suframa convidou o governo acreano, Assembléia Legislativa, Câmara Municipal, a associação e federação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola, as Federações das Indústrias e da Agricultura, do Comércio, a Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Prefeitura de Rio Branco, Universidade Federal, Secretaria de Agricultura e Floresta, Embrapa, o Conselho Nacional dos Seringueiros e outros.

O projeto Arara será apresentado na solenidade de abertura por um integrante da equipe do projeto,  nesta quinta-feira 9h30, no auditório do Sebrae/AC (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), localizado na rua Rio Grande do Sul, 109, no Centro de Rio Branco.
O governador do Estado do Acre, Binho Marques, ou representante fará a abertura dos trabalhos e em seu discurso abordará o planejamento do governo de longo prazo e de que maneira entende que a Suframa poderá contribuir com esse processo.

Na tarde do mesmo dia representantes de instituições e órgãos locais apontarão cenários futuros possíveis e desejados para o desenvolvimento do Acre e de que forma a Suframa pode contribuir para a concretização do mesmo. Durante toda a sexta-feira, na sala de treinamento empresarial do Sebrae, será realizada oficina onde os participantes falarão de suas organizações e de que maneira acreditam que governos e a autarquia podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população acreana.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email