Algumas das mais renomadas instituições de ciência e tecnologia do país se uniram para criar a Rede Fito Amazônia, projeto idealizado pela Fiocruz e que tem como parceiros, além dos centros de pesquisa, fabricantes de medicamentos, cooperativas de agricultores e produtores e representantes de comunidades detentoras do conhecimento tradicional. Juntos, os participantes buscarão a produção de fitofármacos e fitoterápicos aliada ao fomento do desenvolvimento socioeconômico da região.
A criação da rede, que será oficializada às 10h desta quarta-feira, dia 29, no CBA (Centro de Biotecnologia da Amazônia), vem sendo pensada desde 2004. Mas o projeto ganhou impulso, explicou o representante da Fiocruz junto ao Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicas, o pesquisador Glauco de Kruse Villas Boas, com a edição do Decreto nº 5.813, de 22 de junho de 2006, que lançou a política nacional para o desenvolvimento de medicamentos de origem vegetal em quatro biomas brasileiros (Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica).
“No bioma Amazônia elegemos o CBA para ser a sede, o centro de discussões da rede, que tem como maior proposta desenvolver fitofármacos e fitoterápicos a partir da biodiversidade da região com o envolvimento de todos, das instituições de ciência e tecnologia, governos e as comunidades tradicionais”, ressaltou Glauco durante o I Workshop da Rede Fito Amazônia, realizado no CBA na segunda e terça-feira desta semana.
Na avaliação de Glauco quando a rede reúne todos os atores sociais envolvidos com a questão a sociedade passa a influenciar nas políticas públicas para o seu próprio desenvolvimento.
Suframa oficializa projeto
No bioma Amazônia elegemos o CBA para ser a sede, o centro de discussões da rede, que tem como maior proposta desenvolver fitofármacos e fitoterápicos a partir da biodiversidade da região com o envolvimento de todos
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também
Brasil exporta 46 milhões de sacas de café, atingindo recorde em 2024
10 de dezembro de 2024
Codam aprova R$ 6,9 bilhões em investimentos para o Polo Industrial em 2024
10 de dezembro de 2024
Faturamento da indústria de transformação acumula alta de quase 18%, indicam dados da CNI
10 de dezembro de 2024
Google anuncia doação de R$ 20 milhões para o desenvolvimento sustentável da Amazônia
10 de dezembro de 2024
Reaplicação do Enem começa nesta terça-feira em todo o país
10 de dezembro de 2024
Amazonas é premiado com Selo Diamante de Transparência Pública pelo segundo ano consecutivo
10 de dezembro de 2024
Inflação oficial perde força e fecha novembro em 0,39%
10 de dezembro de 2024
Ministério do Trabalho criará plataforma para atendimento ao cidadão
10 de dezembro de 2024