A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) deu início, nesta terça-feira (26), ao 1º Encontro com o Ecossistema de Inovação da Amazônia Ocidental e Amapá. O evento, que acontece no auditório da Autarquia e segue até o dia 27 de novembro, tem como objetivo reunir líderes e especialistas em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) de toda a região. A programação visa estreitar os laços entre os principais agentes do setor e fomentar novos investimentos estratégicos para a área.
Durante os dois dias de atividades, profissionais de estados como Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia e Roraima terão a oportunidade de trocar experiências, discutir novas ideias e fortalecer o ecossistema de inovação regional.
A programação do evento inclui palestras e mesas-redondas com especialistas renomados. No primeiro dia, a subsecretária de Ciência e Tecnologia para a Amazônia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Tanara Lauschner, e o diretor-geral do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) serão os palestrantes. Além disso, está prevista uma mesa-redonda sobre os Programas Prioritários do setor.
O segundo dia será marcado por workshops e palestras voltadas para o desenvolvimento de novos projetos. A agenda inclui um workshop sobre credenciamento no Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) e uma palestra com o Instituto Einstein, além de uma oficina para a elaboração do Plano de Utilização de Recursos (PUR). Duas mesas-redondas também estão programadas: uma com representantes dos programas prioritários e outra com empresas beneficiárias.
Durante a tarde dos dois dias, os participantes terão a oportunidade de participar de visitas técnicas a Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), promovendo o intercâmbio de experiências e fortalecendo os laços entre os envolvidos no setor de inovação.
O encontro é uma iniciativa da Suframa em consonância com a Lei nº 8.387/1991, também conhecida como Lei de Informática, que estabelece a obrigatoriedade de investimentos em PD&I para as empresas que buscam concessões de incentivos fiscais na Zona Franca de Manaus. O evento visa não apenas promover a inovação tecnológica, mas também reforçar a importância da região no contexto do desenvolvimento sustentável e tecnológico do Brasil.