Pesquisar
Close this search box.

Suframa encerra missão em SP com ações no Vale do Piracicaba

Com visitas a hubs e instituições de ciência, tecnologia e inovação do Vale do Piracicaba (SP) – AgTech Valley, a Suframa encerrou, nessa quarta-feira (1o), sua programação de atividades no Estado de São Paulo (SP). A programação, iniciada na segunda-feira, em Campinas (SP), incluiu visitas técnicas e reuniões com centros de tecnologia, entidades de classe, universidades e empresas, entre outros, com o objetivo de fortalecer parcerias institucionais – envolvendo, inclusive, o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) – e discutir possibilidades de criação de sinergias em prol de avanços em temas sensíveis ao desenvolvimento socioeconômico e sustentável da área de abrangência do modelo Zona Franca de Manaus.

A agenda dessa quarta-feira foi iniciada na sede da AgTech, um dos principais hubs de inovação do agronegócio a nível mundial. Na ocasião, a comitiva formada por servidores da Autarquia e representantes de órgãos governamentais do Amazonas, Rondônia e Roraima conheceram as atividades do hub, que promove a conexão entre grandes empresas, startups, produtores, investidores, academia e outros atores do ecossistema local de inovação e empreendedorismo para desenvolver soluções que aumentem a sustentabilidade e competitividade do agronegócio brasileiro.

Na sequência, a comitiva liderada pela Suframa visitou o núcleo do Parque Tecnológico de Piracicaba (PTP) “Emilio Bruno Germek”, onde se reuniu com o gestor administrativo do PTP e diretor executivo do Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla), Flavio Castellari. O encontro serviu, principalmente, para que os membros da comitiva conhecessem o funcionamento, a metodologia de gestão e os resultados alcançados pelo Parque, o qual, desde 2012, posiciona Piracicaba e a região do entorno como polo de inovações tecnológicas do setor sucroenergético.

Encerrando a programação da quarta-feira, a Suframa e os representantes do Amazonas, Rondônia e Roraima visitaram a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade São Paulo (USP), com o intuito de conhecer as instalações, assistir apresentações e discutir possibilidades de cooperação com a escola, a qual representa uma instituição centenária reconhecida mundialmente por suas contribuições nas áreas de Ciências Agrárias, Ambientais, Biológicas e Sociais Aplicadas.

Balanço

De acordo com o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, o balanço das atividades desempenhadas no Estado de São Paulo pela comitiva liderada pela Autarquia – cuja agenda foi organizada com o apoio do general de brigada José Fernando Iasbech – foi extremamente positivo.

“Foi uma agenda intensa e bastante proveitosa de reuniões e visitas técnicas em instituições de grande relevância no País, como CNPEM, Unicamp, IMA, AgTech, Esalq e PTP, entre outros, que nos possibilitou identificar potenciais soluções e alternativas que podem ajudar a melhorar a realidade social e produtiva e a qualidade de vida como um todo da população que reside na área de atuação da Suframa. Vamos agora dar prosseguimento na troca de informações em busca de consolidar avanços em torno dos diversos temas estratégicos que foram debatidos”, afirmou Polsin.

Foto/Destaque: Diego Queiroz/Suframa

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar