Pesquisar
Close this search box.

Suframa divulga produtos amazônicos

A Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), o Sebrae/AM (Serviço de Apoio ao Micro e Pequeno Empresário do Amazonas), a Seplan (Secretaria de Estado de Planejamento do Amazonas), a ADS (Agência de Desenvolvimento Sustentável) e diversas empresas de produtos regionais da Amazônia Ocidental estarão presentes na sexta edição da Naturaltech, feira de produtos naturais que acontece de amanhã até 23 de maio, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. Visitada por cerca de 20 mil profissionais do setor e pelo público em geral, a Naturaltech é considerada um dos principais eventos de negócios realizados no país, no segmento de produtos naturais.
Este ano, a Suframa ocupará uma área de 99m², onde empresas e cooperativas do Amazonas e de Rondônia terão oportunidade de mostrar os seus produtos. No segmento de artesanato, a Umai (União das Mulheres Artesãs Indígenas do Médio Rio Negro), Amazônia Empório Sustentável, e a Escola Estadual Pedro dos Santos, que tem projeto de artesanato supervisionado pelo Sebrae/AM, vão expor brincos de piaçava, colares de tucumã, pulseiras de tucumã com jarina, porta-anel de piaçava, chaveiros de piaçava com semente, aneis de tucumã com prata, gargantilhas de tucumã com jarina e acessórios criados a partir de material reciclado.
A Pharmakos da Amazônia, Agrorisa e Amazon Ervas levarão ao conhecimento do público visitante da Naturaltech produtos fitoterápicos criados a partir de plantas medicinais como o uixi amarelo; unha de gato, muiraruira, ipê roxo, mulateiro, andiroba e copaíba. A empresa Ômegas Amazônia, localizada no Estado de Rondônia, além de divulgar o óleo de avestruz, fará massagens gratuitas no estande da autarquia. Balas recheadas com castanha da Amazônia, açaí, cupuaçu e outras frutas regionais vão estar expostas na vitrine da empresa Bombons Finos da Amazônia, além de castanha in natura nos balcões da Covema (Cooperativa Verde de Manicoré) e Coopmas (Cooperativa Mista Agroextrativistas Sardinha). A empresa Guaranamazon apresentará o energético denominado comercialmente de Turbinado, bebida à base de guaraná em pó e mirantã. Bebidas e licores preparados com frutas nativas serão apresentados pela Licores da Amazônia e  Sohervas da Amazônia. A biodiversidade da Amazônia também estará presente nas biojoias confeccionadas pelas empresas Rita Prossi e Arecaceae Biojoia. O segmento de cosméticos será representado pelas empresas Gotas da Amazônia e Harmonia Nativa.

Estímulo à produção

Na edição de 2009, 14 empresas e associações do Amazonas e de Rondônia participaram do evento e tiveram oportunidade de apresentar os seus artigos aos empresários do setor de produtos naturais e orgânicos, bem como às autoridades presentes, entre elas o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Ministros de Estado e representantes do governo do Estado de São Paulo.
O estímulo à produção natural (sem utilização de agrotóxicos) faz parte das ações estratégicas da Suframa, que visam contribuir para a conscientização e consolidação do conceito de desenvolvimento sustentável na região, fortalecer as cadeias produtivas locais, buscar melhores condições para o escoamento da produção, e também identificar e divulgar oportunidades de investimentos na região amazônica.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar