Pesquisar
Close this search box.

Suframa debate C&T com governos e representantes do Estado do Amapá

https://www.jcam.com.br/2510_A4.jpg

A Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) debaterá nesta quinta e sexta-feira (dias 25 e 26) com governos e representantes do setor produtivo, da área de pesquisa, ciência e tecnologia do Amapá, a revisão do seu planejamento estratégico. Ao contrário das revisões anteriores, o novo conjunto de diretrizes refletirá melhor os anseios da região, para que a instituição continue financiando projetos, mas a partir de 2008 em maior sintonia com as políticas de desenvolvimento sustentável da região.

O nome Arara vem da união das iniciais de Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia e Amapá, a área de atuação da Suframa. Macapá é a penúltima capital a receber os especialistas do projeto Arara, contratados pela instituição em convênio com a Ufam (Universidade Federal do Amazonas) para redefinir as ações da superintendência focadas no desenvolvimento da região nos próximos anos, trabalho que estará concluído até abril do próximo ano.

Estão convidados a falar sobre o desenvolvimento desejado para o Amapá, informou o superintendente-adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa, Elilde da Mota Menezes, secretarias estaduais, como as de Planejamento, Orçamento e Tesouro (Seplan), Desenvolvimento Econômico (Sede), da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), Ciência e Tecnologia (Setec), Agricultura, Pesca, Floresta e do Abastecimento (Seaf), Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e do Meio Ambiente (Sema).

Também foram convidados a participar dos debater as agências de Fomento (Afap), e de Desenvolvimento do Amapá (Adap). Como representantes das áreas de ensino, pesquisa e tecnologia estão sendo esperados participantes das universidades Estadual (Ueap) e Federal do Amapá (Unifap) e Embrapa. A Assembléia Legislativa, bem como o legislativo e executivo de Macapá e Santana também terão papel importante nos debates sobre o futuro do Amapá e de que forma a Suframa pode ser parceira do Estado neste novo processo.

Pelo setor produtivo, acrescenta o coordenador-geral de Planejamento e Programação Orçamentária da Suframa, Emmanuel Aguiar, estão sendo aguardados líderes da Federação do Comércio, Acia (Associação Comercial e Industrial), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Macapá e Santana, Fiap (Federação das Indústrias), Faeap (Federação da Agricultura e Pecuária), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar