Suframa abre I Jornada de Incentivos Fiscais e Zona Franca de Manaus

Com a realização da palestra “Incentivos Fiscais da Suframa”, teve início na tarde desta segunda-feira (9) a “I Jornada de Incentivos Fiscais & Zona Franca de Manaus”, evento on-line promovido gratuitamente pela Suframa com o objetivo de divulgar informações e evidenciar oportunidades de negócios para empresas de todo o País relacionadas ao usufruto de incentivos fiscais na área de atuação da Autarquia: Estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia e municípios de Macapá e Santana, no Amapá. 

A apresentação desta segunda-feira, proferida pelo economista e servidor da Suframa Rafael Gouveia, teve como foco os diversos incentivos ofertados nos regimes fiscais da Zona Franca de Manaus, Amazônia Ocidental e Áreas de Livre Comércio e foi a primeira de um total de onze palestras que ocorrerão até sexta-feira (13) com temas diversificados, incluindo Simples Nacional, Sistema de Ingresso de Mercadoria Nacional  da Suframa (SIMNAC), Sistema de Cadastro da Suframa (CADSUF), realização de vendas para áreas incentivadas da Suframa, vantagens para Micro Empreendedores Individuais (MEI) com cadastro na Suframa e procedimentos de vistoria para mercadorias ingressadas em áreas incentivadas, entre outros. 

Alcance elevado

Na abertura da Jornada, o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, destacou a satisfação pelo alcance do evento, o qual, em sua primeira edição, já conta com mais de cinco mil inscritos oriundos de todas as 27 unidades federativas. “Nosso objetivo principal é contribuir para que mais empresas de todo o Brasil conheçam os benefícios fiscais da nossa região e venham fazer negócios com as empresas daqui”, afirmou Polsin. “Esperamos que a Jornada seja um sucesso, que atenda os interesses de todos os atores envolvidos e que nós tenhamos um retorno bastante positivo dessa semana de atividades. Serão transmitidos conhecimentos muito importantes para empresários, para o setor político, para consultores, para estudantes e também para nós da Suframa, porque sempre aprendemos muito com essas interações, elucidando dúvidas ou até mesmo buscando soluções baseadas nos comentários que são realizados”, complementou.

O superintendente adjunto de Operações da Suframa, Cláudio Menezes, destacou que o foco da primeira edição da Jornada está centrado na mercadoria nacional, buscando ampliar o acesso das empresas de uma maneira geral aos incentivos fiscais ofertados no comércio desses itens. Ele destacou que, atualmente, existem mais de 45 mil empresas remetentes de todo o País que são credenciadas na Suframa e que, em 2020, a Suframa administrou cerca de R$ 37 bilhões relativos ao comércio de mercadorias nacionais. “São números bastante representativos, mas nosso objetivo é continuar crescendo e ampliando o leque de empresas credenciadas que estão fazendo negócios aqui e ajudando no desenvolvimento da nossa região. Acreditamos que a Jornada será um instrumento importante nesta direção”, ressaltou Menezes.

Programação

Nesta terça-feira (10), a Jornada terá prosseguimento com a realização de três apresentações. A partir das 9h45 (horário de Brasília), serão realizadas a palestra “Formalização do Microempreendedor Individual (MEI)”, por Jeane Dias, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM), e a palestra “Procedimentos para cadastro de MEI no sistema CADSUF para usufruto de Incentivos Fiscais da Suframa”, a ser proferida pelo administrador da Suframa, Diego Forero. Já na parte da tarde, a partir das 15h, o auditor-fiscal da Receita Federal, Jansen de Lima Brito, apresentará a palestra “Simples Nacional”.

Ainda é possível se inscrever para participar dos demais dias do evento pelo link https://www.even3.com.br/jornadazfm/. As atividades propiciam certificado de participação aos credenciados.

Foto/Destaque: Layana Rios

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email