Pesquisar
Close this search box.

Sudam aprova projetos de R$ 600 milhões para empresas da ZFM

Trinta e dois projetos de 16 empresas do PIM (Polo Industrial de Manaus) que representam R$ 600 milhões de incentivos fiscais e a geração/e ou manutenção de 24,3 mil empregos diretos foram aprovados pela Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), com benefícios do IR (Imposto de Renda). Os projetos são de implantação, ampliação, modernização e diversificação da produção de empresas que vão produzir bens intermediários para atender a demanda de grandes fabricantes locais.
A entrega dos laudos foi feita na quinta-feira à tarde pelo superintendente da Sudam, Djalma Mello, que considerou os projetos importantes para a região por se tratar de empresas com forte capacidade de geração de emprego.
Os projetos foram aprovados no início de junho pela diretoria colegiada da instituição. Com a aprovação, essas empresas vão poder se beneficiar da redução de 75% de seu Imposto de Renda, garantindo mais capital para o incremento da produção e concorrência nos mercados regional e nacional.
As empresas beneficiadas foram a 3M Manaus Indústria de Produtos Químicos, Alva da Amazônia Indústria Química, Brasfanta indústria e Comércio da Amazônia, Cookson Eletronics Amazônia, Dafra da Amazônia Indústria e Comércio de Motocicletas, Haobao Motor dwo Brasil, H-Buster da Amazônia Indústria e Commercio, IBT Indústria brasileiura de Televisores, Indústrias Explanada, Keinhin Tecnologia do Brasil, Panasonic do Brasil, Reflect Industria e Comércio, Rexam Amazônia, Saldanha Rodrigues, Sony Brasil e Superior da Amazônia.
Na opinião Djalma Mello, esse benefício permite a essas empresas, principalmente as que vão se modernizar, uma melhor posição na disputa do mercado interno, externo com a globalização da economia.

Aprovação passa por várias etapas

Segundo Mello os projetos aprovados vão se somar aos cerca de 600 empreendimentos já existentes no PIM.
O dirigente explicou que a Sudam aprova projetos de incentivos fiscais com redução do Imposto de Renda para toda a Amazônia, porém os do Amazonas representam mais 60%, vindo em seguida no ranking o Pará.
Para ser contemplado com o Imposto de Renda os empreendimentos já devem ter atingido no mínimo 20% da produção projetada. “Não avaliamos projetos no papel, ou seja, os seja os mesmos já devem estar em funcionamento, porque os tecnicos fazem vistoria in loco”, garantiu.
A aprovação dos projetos da Sudam passa por várias etapas. Inicialmente é feita uma pré-análise dos mesmos na sede do órgão, na cidade de Belém, em seguida os técnicos fazem uma vistoria nas empresas. Quando retornam para a Sudam é feita a análise propriamente dita, sendo concedido ou não o benefício fiscal. “Isso envolve um trabalho grande para uma equipe composta de 14 técnicos”, disse Mello.
Os consultores presentes na entrega dos laudos elogiaram a atuação da Sudam, ressaltando a agilidade dos trabalhos nessa nova gestão.
O consultor econômico Assis Mourão, que estava acompanhando o projeto da Keinhin do Brasil -que obteve três laudos- destacou a atuação da superintendência. “Atualmente está havendo maior agilidade na liberação dos projetos e isso é salutar”, disse.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar