Devemos estabelecer objetivos ou não devemos pensar no amanhã? Devemos desenvolver a confiança ou não podemos confiar? Devemos buscar grandeza ou nos adaptar a qualquer circunstância? Devemos melhorar nossa autoimagem ou negar a nós mesmos?

Essas aparentes contradições paralisaram muitas pessoas, impedindo-os de maximizar seu potencial. Contudo, debaixo de profundo exame, a noção de que o sucesso é errado ou até mesmo contrário a conceitos religiosos, não pode ser defendida de maneira séria.

Na minha mente, o sucesso autêntico exige significância. A significância não sobrevém ao sucesso. Ela é a soma e a essência dele.

Deus quer que todos sejamos bem-sucedidos, contanto que a nossa definição de sucesso esteja certa. Deus deseja que alcancemos nosso potencial e que contribuamos para o mundo de forma poderosa. Num sentido bem geral, sucesso é a maneira de Deus compartilhar a abundância. Ele usa seu sucesso para abençoar outros, ao mesmo tempo que você se beneficia.

Sucesso, um divisor de águas?

O sucesso é um multiplicador, não um divisor, como a mídia normalmente tende a representá-lo. O sucesso autêntico se espalha para muitos outros além da minoria que aceitou o risco do fracasso. Quando o sucesso individual é promovido, toda uma sociedade recebe o prêmio. Ao agir com integridade, seu sucesso não fere os outros. Você e todos os seus conhecidos podem se tornar bem-sucedidos sem que ninguém sofra danos, revezes ou prejuízos. Somente Deus poderia inventar um sistema tão perfeito!
O sucesso é completamente voluntário. Você tem permissão. Tem sinal verde para ser bem-sucedido. Deus quer que você seja pleno em todos os aspectos, que se torne a pessoa que ele tinha em mente quando o criou. Você está obtendo da vida tudo o que Deus deseja para você? Consegue tentar ser abençoado acima e além dos seus mais loucos sonhos? A Bíblia está repleta de personagens “mais que vencedores”, e nenhum de nós deve se contentar com a mediocridade.

O sucesso não é um destino único e consequentemente nunca poderá alcançá-lo completamente. Em vez disso, o sucesso é uma abordagem intencional da vida que lhe garante ser mordomo fiel de seus dons e talentos. Essa abordagem o incentiva a crescer e a se desenvolver. Força-o a abandonar sua zona de conforto, moldar seu caráter e buscar o sonho que Deus elaborou especialmente para você. Melhor ainda, o sucesso é uma forma de abordar a vida que está completamente sob seu controle. Ela não depende de circunstâncias externas, mas da condição interior de sua alma.
Tendo em mente a definição acima, pergunto:

Você é bem-sucedido agora?

Já reuniu por escrito seus objetivos para fins de prestação de contas? Já tomou ações mensuráveis em relação a seus objetivos?

Uma maneira diferente de ver o sucesso é enxergá-lo como uma emoção que todos nós queremos experimentar regularmente. Podemos ser bem-sucedidos aos olhos dos outros, mas não nos sentirmos bem-sucedidos. Podemos nos sentir bem-sucedidos mas não sermos vistos dessa maneira.

A maioria de nós passa pela vida tomando emprestada de alguém a definição de sucesso em vez de gerar a própria definição. Devido à repetida exposição da mídia, achamos que é mais fácil passar a usar os marcos culturais de sucesso.

Qual é o seu padrão de sucesso?

Você está tendo sucesso neste momento? Se não estiver, reserve um tempo para reexaminar seu conceito de sucesso. De onde vem a sua definição? De quem é a definição que está usando? Creio que fazer uma distinção entre as palavras realização, felicidade e sucesso foi um exercício muito útil para reformular minha definição.

Considere estas três perguntas:

Você pode ser um sucesso sem realizar nada?
Você pode ser um grande realizador e não ser bem-sucedido?
Você pode ser feliz sem que seja um sucesso?
Como respondeu a essas perguntas? Naturalmente, suas respostas dependem de como você define sucesso. Sua definição é desafiadora e alcançável? Ou você exige que todas as áreas da sua vida estejam em perfeitas condições antes de conseguir experimentar a emoção do sucesso?

Saiba que uma tendência comum é estabelecer um padrão de sucesso quase inalcançável ao mesmo tempo que se cria um padrão de fracasso muito fácil de ser alcançado. Como resultado, você pode sentir-se rotineiramente muito menos bem-sucedido do que o necessário. Quando cria uma definição de sucesso que lhe permite experimentar a emoção da maneira consistente, você também está desenvolvendo uma consciência de sucesso. E essa consciência elevada tende a promover um sucesso mais frequente e maior no futuro. Sucesso gera sucesso. A definição funcional que propus, convida-o a experimentar o sucesso em sua jornada rumo ao destino final.

Agora é a sua vez!

Reserve um momento e desenvolva um primeiro rascunho da sua definição pessoal de sucesso ao completar a pequena frase a seguir. Você certamente vai revisá-la várias vezes até que ela pareça estar correta.

“Tenho sucesso na vida quando:”

Assim que tiver sua definição clara e construtiva de sucesso, reserve um tempo para internalizá-la e realmente acreditar nela. Tem de comprar a ideia para que ela funcione para você. Lembre-se de que o sucesso é um processo constante e proativo de transformar o desejo de Deus no seu desejo, de ser hoje um pouco mais a pessoa que ele tinha em mente quando projetou você. Creio que você deve considerar-se um sucesso a partir do instante em que toma uma ação mensurável visando a realizar um objetivo escolhido por meio do que você registrou por escrito.

O sucesso não é um acidente, ele precisa ser planejado!

Boa semana!
Fiquem com Deus!

*é diretora-executiva da Paula Pedrosa Headhunter & HR Solutions – email: [email protected]

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email