Pesquisar
Close this search box.

Substituição da rede elétrica será feita por Eletrobras e Semmas

A pefeitura de Manaus, por meio da Semmas (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade), deverá Atuar em parceria com a Eletrobras Amazonas Energia no trabalho de substituição dos “cabos nus” por cabos multiplexados e isolados (blindados), denominado Programa Rede Limpa. A parceria visa conciliar os interesses da arborização urbana com a modernização da rede de distribuição elétrica, permitindo a melhoria do ambiente paisagístico da cidade e, sobretudo, a redução drástica do número de podas autorizadas – 4 mil, em média, por ano – em função dos conflitos entre redes aéreas e os galhos das árvores.
A Semmas vai mapear, junto com a empresa, os locais onde deverá ser realizado o trabalho, conjuntamente com operadores de telefonia e TVs a cabo. Em alguns trechos, a rede será embutida e alguns fios sem utilidade, retirados. Na tarde da quinta-feira (14), aconteceu uma reunião entre representantes da Semmas e Eletrobras Amazonas Energia na qual o projeto foi apresentado pela concessionária para que fossem definidos os caminhos a serem percorridos para sua execução. O trabalho já teve início pelo bairro do Vieralves e deverá atingir a maioria dos bairros e vias da cidade. Além da Eletrobras Amazonas Energia, estavam presentes também representantes da Oi, Net, Embratel, Ciops, Secretaria de Estado de Segurança Pública e Manausluz. O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, lembrou que a modernização da rede de distribuição de energia, como forma de reduzir o impacto sobre a arborização urbana, sempre foi uma das preocupações da atual gestão ambiental da cidade.
“No início da administração do prefeito Amazonino Mendes, em 2009, estive reunido pessoalmente com os executivos da empresa, mostrando a eles a necessidade de investimentos nessa área, tendo em vista os impactos negativos gerados a partir do excesso de fios – alguns até sem utilidade – gerando problemas como curtos circuitos, queima de equipamentos, podas excessivas e ligações clandestinas”, afirmou. Para Dutra, a secretaria entende que a parceria vai otimizar e modernizar os serviços prestados à capital.
“A empresa entendeu nosso apelo e a partir de agora investirá na melhoria da qualidade de vida da população, retirando de uma vez por todas o excesso de fiação que causava problemas e poluição visual”, afirmou.
De acordo com a gerente do Departamento de Engenharia de Obras e Redes de Distribuição da empresa, Sheyla Rodrigues Gomes, o objetivo com a modernização da rede é manter o fornecimento de energia contínuo e de qualidade para a população.
“O Rede Limpa ainda tem como consequência a convivência amigável do meio ambiente com a preservação das árvores e redução das podas. O planejamento deste projeto foi iniciado em 2009 com os estudos de viabilidade técnica e econômica e solicitação de financiamento e, por fim, o projeto foi implantado inicialmente no bairro de Vieiralves, sendo extensivo a outros bairros tais como Luis Otávio, Ouro Verde, Cidade de Deus, entre outros”, explicou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar