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Subsistemas de Abordagem Logística

A logística compõe-se de dois subsistemas de atividades: logística de suprimento ou administração de materiais e logística de saída ou distribuição física, cada qual envolvendo o controle da movimentação e a coordenação demanda-suprimento.
A logística de suprimento compreende o agrupamento de materiais de várias origens e a coordenação dessa atividade com a demanda de produtos ou serviços da empresa. Desse modo, soma esforços de vários setores que, naturalmente, apresentam visões diferentes. Mesmo assim, pode-se concluir que uma empresa englobaria todas as atividades relativas aos materiais, exceto as diretamente vinculadas ao projeto, ou à manutenção dos dispositivos, equipamentos e ferramentas. Em outras palavras, a logística de suprimento poderia incluir a maioria ou a totalidade das atividades realizadas pelos seguintes departamentos: compras, recebimento, planejamento e controle de produção, expedição, tráfego e estoques.
Por outro lado, a logística de saída é responsável pela movimentação dos produtos acabados ou semi-acabados de uma unidade fabril para outra (em uma empresa verticalizada) ou da empresa para seu cliente também exige a coordenação entre demanda e suprimento; esta coordenação constitui a distribuição física e pode ser definida como o transporte eficiente de produtos acabados do final da linha de produção até o consumidor, incluindo em alguns casos o transporte de matéria-prima da fonte de suprimento ao início da linha de produção. Esse conjunto de atividades engloba o transporte de carga, armazenagem, movimentação física de materiais, embalagem, controle de estoque, seleção de locais para o armazém, processamento de pedidos e atendimento ao cliente.

Segmentos Primários
A definição anterior identifica aqueles segmentos que são de importância primária para o atingimento dos objetivos logísticos de custo e nível de serviço. Essas atividades-chaves são:
•Transportes
•Manutenção de estoques
•Processamento de pedidos
Essas atividades são consideradas primárias porque ou elas contribuem com a maior parcela do custo total da logística ou elas são essenciais para a coordenação e o cumprimento da tarefa logística.

Logística de Transportes
Para a maioria das organizações, o transporte é a atividade logística mais importante simplesmente porque ela absorve, em média, de um a dois terços dos custos logísticos. É essencial, pois nenhuma firma moderna pode operar sem providenciar a movimentação de suas matérias-primas ou de seus produtos acabados de alguma forma. Sua importância é sempre sublinhada pelos problemas financeiros colocados para muitas empresas quando há uma greve ferroviária nacional ou quando carreteiros autônomos paralisam suas atividades devido a aumentos de combustíveis. Não é incomum denominar tais eventos de desastres nacionais. Os mercados não podem ser atendidos e produtos permanecem no canal de distribuição para deteriorarem-se ou tornarem-se obsoletos “Transporte” refere-se aos vários métodos para se movimentar produtos. As alternativas são as seguintes: Modo Rodoviário, Modo Ferroviário, Modo Marítimo de Cabotagem e Modo Aéreo.
O modo rodoviário é o mais expressivo no transporte de cargas no Brasil, e atinge praticamente todos os pontos do território nacional Os modos ferroviário e marítimo apresentam custos menores comparando-se com o rodoviário, mas as ferrovias precisam ser especializadas e aumentadas enquanto que o transporte de cabotagem está fortemente atado, infelizmente, à operação portuária que no Brasil, deixa muito a desejar, apesar da costa brasileira ser dotada de número apreciável de portos marítimos além de portos fluviais que atendem navios costeiros, ocorrem restrições diversas tais como congestionamentos, excesso de burocracia, atraso nas chegadas e saídas, greves freqüentes etc. O modo aéreo o grande fator prejudicial é o custo do frete significativamente mais elevado do que o correspondente rodoviário.

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Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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