Pesquisar
Close this search box.

Strauss-Kahn é nomeado diretor do Fundo Monetário

O Fundo Monetário Internacional anunciou na sexta-feira a escolha do francês Dominique Strauss-Kahn para ocupar o cargo de diretor da instituição. O ex-ministro socialista substitui o espanhol Rodrigo de Rato, que pediu para deixar o cargo por motivos pessoais, a partir de 1º de novembro para um mandato de cinco anos.

Todos os 24 diretores executivos do FMI votaram pela escolha de Strauss-Khan em detrimento do tcheco Josef Tosovsky, candidato apresentado pela Rússia. Atualmente, EUA e Europa seguem procedimento informal que permite aos europeus escolher o nome para o principal cargo no FMI, e aos norte-americanos, do Bird.

A candidatura do francês, que aguardou o resultado da votação no Chile, era apoiada apoiada por vários países, entre eles, o Brasil. Em nota assinada pelo ministro Mantega, o governo brasileiro declarou apoio após o compromisso do europeu de reformar a estrutura do órgão de forma a dar mais espaço para países emergentes. “Embora ambos os candidatos sejam altamente qualificados, Strauss-Kahn manifestou de forma clara o compromisso de promover uma reforma no FMI visando a mudança do sistema de votação”, destaca a nota do governo brasileiro.

Segundo a nota, a eventual reforma da estrutura do FMI vai democratizar o processo de tomada de decisões do órgão. A maior participação dos países em desenvolvimento na tomada de decisões internacionais é uma das principais bandeiras na política externa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar