7 de dezembro de 2021

STJ acata denúncia; Wilson responde

O Superior Tribunal de Justiça acatou denúncia apresentada pela subprocuradora geral da República, Lindora Araújo, contra o governador Wilson Lima (PSC), empresários e auxiliares, por conta do episódio da compra de respiradores em uma loja de vinhos. Com isso, todos serão réus no processo. “As acusações contra mim não têm fundamento e tampouco base concreta, como ficará provado no decorrer do julgamento. Nunca recebi qualquer benefício em função de medidas que tomei como governador.  A acusação é frágil e não apresenta nenhuma prova ou indício de que pratiquei qualquer ato irregular. Agora terei a oportunidade de apresentar minha defesa e aguardar, com muita tranquilidade, a minha absolvição pela Justiça. Tenho confiança na Justiça e a certeza de que minha inocência ficará provada ao final do processo”, disse Lima em nota distribuída tão logo a sessão terminou. Apenas a ex-secretária de Saúde, Simone Papaiz, e o ex-chefe da Casa Civil, Flavio Antony, foram isentados das acusações pelo relator Francisco Falcão.

INCÔMODO

A decisão incomoda o governador às vésperas do início do processo de sua sucessão. Ele pretende ser candidato à reeleição, mas terá que lidar com a situação do julgamento, que ainda não tem data para ocorrer. Juristas ouvidos pela coluna apostam que o STJ deve marcar para o mais breve possível, a julgar-se pela disposição demonstrada ontem pelos ministros.

HOLANDESES

suframa
Foto: Diego Queiroz/Suframa

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, acompanhado de equipe técnica, reuniu-se na tarde da última sexta-feira (17), na sede da Autarquia, com comitiva holandesa liderada pelo embaixador dos Países Baixos no Brasil, André Driessen. O encontro teve como objetivo não apenas apresentar o funcionamento do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e identificar oportunidades para ampliação das relações comerciais e econômicas entre as partes, mas também discutir possibilidades de cooperação em projetos de sustentabilidade que contribuam para a preservação ambiental e para a melhoria da qualidade de vida da população residente na Amazônia brasileira.

RETORNO

Quase dois anos depois de alternar entre home office e regime híbrido de trabalho, o Tribunal de Contas do Amazonas retornou, na manhã desta segunda-feira (20), com 100% dos colaboradores atuando de forma presencial. Nesta segunda, o retorno foi marcado por atenção às medidas de prevenção à Covid-19. A decisão do presidente Mario de Mello foi publicada na última quinta-feira (16) no Diário Oficial Eletrônico do TCE-AM e estabelece as regras e protocolos de segurança a serem adotados por todos.

DOAÇÃO

O Tribunal de Justiça do Amazonas entregou 33 cilindros de oxigênio e assessórios, além de 120 litros de álcool para higienização às equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas. A remessa, realizada na última quinta-feira (16) à corporação, foi autorizada pela Presidência da Corte Estadual de Justiça e também pela Diretoria do Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis.

REGULAÇÃO

As medidas adotadas pela Prefeitura de Manaus, no âmbito do saneamento básico, para conter o avanço da Covid-19, os impactos da pandemia sobre o saneamento na capital amazonense e a inadimplência dos usuários da Tarifa Social são alguns dos seis temas que serão apresentados pelos técnicos da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus, durante a programação do XII Congresso Brasileiro das Agências de Regulação, maior da categoria, na América Latina, que será realizado em novembro no Estado do Paraná.

CITROS

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas iniciou o curso de Citricultura para técnicos de 13 municípios do Amazonas. A atividade, que acontece até a próxima sexta-feira (24), conta com a participação de profissionais renomados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e Universidade Federal do Amazonas, e dá continuidade ao Programa de Capacitação Tecnológica. O objetivo é capacitar extensionistas do instituto nos aspectos técnicos e nos sistemas de produção de citros, assim como incentivar a inserção de novas tecnologias para o aumento da produção e produtividade da citricultura no estado.

ARMADILHAS

Com o objetivo de verificar a eficácia dos inseticidas e larvicidas utilizados para combater o mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Manaus, em uma ação articulada com o Ministério da Saúde e em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), iniciou nesta segunda-feira, 20/9, a instalação de 300 ovitrampas nos 63 bairros da cidade. As armadilhas são recipientes que simulam as condições para a reprodução do mosquito Aedes aegypti

ESTUDO

O estudo “Acesso à agua nas regiões norte e nordeste do brasil: desafios e perspectivas” coordenado pelo Instituto Trata Brasil, que está sendo conduzido em parceria com a Águas de Manaus, tem por objetivo identificar os principais desafios e necessidades do abastecimento de água em áreas rurais e em pequenas localidades urbanas das regiões Norte e Nordeste do País, bem como as organizações, modelos e iniciativas exitosas (públicas e/ou privadas) nesse campo para essas regiões.

VACINA

Com mais de 820 mil pessoas com o esquema vacinal completo, entre duas doses e dose única, a campanha de vacinação contra a Covid-19 terá 39 pontos de atendimento funcionando das 9h às 16h, distribuídos por todas as zonas da cidade. Em todos os locais serão oferecidas a primeira e segunda doses para pessoas a partir de 12 anos, além da dose de reforço, para as de 70 anos e mais, que já tenham recebido a segunda dose há pelo menos seis meses. 

FRASES

nicolau

“Se eu pudesse disputaria o Governo do Estado sem partido.” Ricardo Nicolau (PSD), deputado estadual, defendendo candidaturas avulsas

“O país sairá mais coeso do processo eleitoral.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), ex-prefeito de Manaus

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email