Pesquisar
Close this search box.

STF mantém quebra de sigilo da Delta

A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal), Rosa Weber, manteve na noite de anteontem (4) a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico da Delta Construções em todo o país. Na sexta-feira (1º), a defesa da construtora entrou com um mandado de segurança pedindo a suspensão da decisão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira. Até o momento, os argumentos da ministra não foram divulgados pelo STF.
Em 29 de maio, a CPMI, instalada para investigar as relações do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com agentes públicos e privados, aprovou a quebra dos sigilos da Delta em todo o país. Os dados serão coletados de 1º de janeiro de 2003 até o dia de hoje. Por isso, os advogados da empresa questionaram no STF a quebra. Para eles, a decisão não tem fundamento “quanto à pertinência temática do que investiga, limitação temporal da ordem e quanto à necessidade absoluta da medida”.
Na decisão, de acordo com o acompanhamento processual do site do STF, a ministra deu dez dias de prazo para a presidência da CPMI se manifestar. Também abriu para o MPF (Ministério Público Federal) elaborar um parecer sobre o caso. Mantida em caráter liminar, a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico da Delta ainda serão analisados pelo plenário da mais alta corte do país.
Conselho rejeita pedido da defesa para analisar áudios da PF
O Conselho de Ética do Senado rejeitou ontem (5) pedido da defesa do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) para a realização de perícia em áudios da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal.
Relator do processo que pode resultar na cassação do ex-líder do DEM, o senador Humberto Costa (PT-PE) disse que o pedido é uma estratégia da defesa para “protelar” as investigações e retardar a conclusão do processo contra Demóstenes.
“Esse requerimento tinha o objetivo de protelar a decisão que o conselho precisa tomar. É um processo político de verificação de quebra de decoro, isso em nada acrescentaria ao nosso convencimento”, afirmou.
Costa teve o apoio unânime dos integrantes do conselho para a rejeição do pedido. O petista disse que vai basear seu relatório final no depoimento de Demóstenes ao conselho e afirmou já estar “convicto” da decisão que vai tomar -com indícios de que vai pedir a perda de mandato do senador.
“Do meu ponto de vista me sinto plenamente satisfeito em ter as condições para elaborar meu relatório com tudo que foi produzido. A principal fonte foi o depoimento do senador. Ele assumiu que a voz é dele nos diálogos, assumiu o conteúdo de vários deles. Não estamos em busca de provas para um processo penal”, disse.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar