Startups no futuro do Amazonas

https://www.jcam.com.br/FOTO_27042014 A5.jpg
Evento reuniu ideias com potencial para se tornar grandes negócios

Um dos destaques da edição deste ano da Feira do Empreendedor, que encerra neste domingo é o Espaço Nerd, uma área destinada exclusivamente ao empreendedorismo e à inovação que discutirá novos modelos de negócios, as famosas startups. Dentre as atividades desenvolvidas no espaço durante os quatro dias de evento, a “Corrida de Startups” tem a pretensão de transformar ideias inovadoras de empreendedores locais em novos modelos de negócios que poderão ser implantados em Manaus já nos próximos meses.
Para Marcelo Pimenta, coordenador do Espaço Nerd, a Feira está incentivando os negócios inovadores no Amazonas, mas é preciso ampliar as discussões que possam estimular a criação e o desenvolvimento das startups no Estado.
“Nesse mundo das startups, a quantidade é fundamental para trazer qualidade. As vezes, o empreendedor tem dez ideias, e apenas duas serão boas, viáveis. Se tivermos 100 ideias, 20 serão boas. Se tivermos mil, 200 serão boas. A importância da Feira do Empreendedor e do Espaço Nerd é o esforço que está sendo feito para que as pessoas digam quais são suas ideias e vejam que tudo hoje pode virar negócio. É importante que tenhamos muitas ideias para que algumas possam ser aprimoradas”, acredita Marcelo Pimenta.
Dentre as ideias promissoras apresentadas por empreendedores amazonenses na Corrida de Startups, Marcelo destaca a plataforma Presente.ie. Desenvolvida pelo publicitário Salomão Ferreira, a Presente.ie é uma plataforma de sugestão de presentes via web, cujo diferencial, baseado em engenharia social, é a capacidade de fazer uma triagem de perfis cadastrados na plataforma, apresentando a ele quais são os item oferecidos pelas empresas parceiras que mais se aproximam do perfil de consumo de cada usuário.
“Em uma etapa final da evolução da plataforma, os clientes específicos serão três: o primeiro é a loja parceira, que podem ser grandes lojas como Bemol, Ramsons ou outros; a pessoa que quer ganhar o presente; e a pessoa que quer dar o presente. São essas três figuras que vão movimentar a plataforma”, explicou o criador da Presente.ie.
De acordo com Salomão, o interessado em participar da rede responderá a um pequeno quiz, por meio do qual será definido o perfil de consumo dele. Uma vez definido esse perfil, a própria plataforma vai identificar e sugerir, dentre os itens das marcas parceiras, quais são os produtos que mais se aproximam do padrão de consumo identificado.
“No fim, a pessoa pode publicar a sua lista de presente para todos os amigos dela. Além disso, os amigos poderão acessar a plataforma e fazer uma consulta rápida para saber qual é o melhor local para comprar o presente. Tem uma pegada de comércio social”, avaliou Salomão.
Ainda segundo ele, projeto se encontra hoje no estágio de maturação de ideias e a Corrida de Startups está servindo para a identificação de possíveis falhas de concepção e rotina da plataforma. A intenção é colocar a ferramenta no mercado em no máximo três meses. Por meio de projeções de mercado, Salomão definiu como meta o faturamento de aproximadamente R$ 450 mil no primeiro ano de funcionamento da Presente.ie.

VIP na Cidade
Outra startup voltada para o comércio apresentada no evento foi a VIP na Cidade.
A VIP na Cidade é uma plataforma voltada para empresários e consumidores que reúne descontos, vantagens e promoções das empresas participantes. De acordo com o criador da ferramenta, Rafael Henrique, a vantagem para as empresas será a fidelização dos clientes. Estes, por sua vez, serão beneficiados com uma série de vantagens que serão oferecidas pelos anunciantes.
“Trata-se de uma plataforma web, na qual será fornecido um cartão onde vão estar reunidas todas as vantagens das empresas. O consumidor poderá escolher o que ele quer usar pela web ou pelo aplicativo de celular. Com isso ele chega no estabelecimento, apresenta o cartão e poderá aproveitar os descontos”, disse.
O projeto já ultrapassou a fase do protótipo e se encontra, atualmente, no trabalho de captação de clientes e usuários.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email