1 de março de 2021

Startup Arapaima pretende revolucionar mercado imobiliário de Manaus

Com o mercado imobiliário aquecido e muitas construções pela cidade afora, a startup Arapaima espera auxiliar compradores e vendedores de imóveis disponibilizando dados, por meio de relatórios, gráficos e análises  com os preços do m² de cada um dos bairros da cidade de Manaus, e que auxiliem na tomada de decisão do consumidor.  Além disso, os serviços da startup podem ser boas ferramentas para corretores de imóveis, imobiliárias e investidores do segmento imobiliário. Inicialmente, o projeto segue em duas frentes tecnológicas. A primeira, intitulada Arapaima, é uma tecnologia para encontrar assimetria de preços no mercado de imóveis e consiste na coleta, no armazenamento e na análise dos anúncios de imóveis disponíveis na internet. 

Já a segunda, intitulada Harpia, é uma tecnologia que visa elaborar um relatório de precificação de imóveis, mostrando o grau de valorização ou desvalorização de cada local, por meio de simulações que demonstrem as tendências e previsões de valorização. Entretanto, essa segunda parte do projeto segue em  desenvolvimento e estará disponível nos próximos meses.

Ambos os projetos estão estruturados aos conceitos da Indústria 4.0, porque o primeiro utiliza-se de robôs e big data para coletar todas essas informações que estão disponíveis na internet e nos sites das imobiliárias para fazer uma análise relevante e entregar um relatório final preciso para as pessoas. O segundo, utiliza a inteligência artificial e machine learning para fazer as projeções e cálculos estatísticos em relação aos valores futuros dos imóveis de acordo com as tendências de cada região da cidade de Manaus.

Os dados vêm de robôs que encontram essas informações e as analisam, separando aquelas que são verdadeiras e interessantes e, assim, montam o relatório. Essa coleta é feita quinzenalmente, mantendo-se constantemente atualizada.  

Além dos compradores e vendedores, incluindo os corretores e imobiliárias, as análises disponíveis também são úteis para os planejadores públicos, pois as informações poderão ajudar a entender melhor as atividades econômicas de cada região. Lojas de construção e outras empresas dos segmentos imobiliários e de construção, também poderão se beneficiar, já que há toda uma cadeia em torno do ramo. 

Atualmente, o projeto Arapaima está em formato MVP e o interessado pode acessar as informações através de um PDF, que pode ser baixado no site da empresa de forma gratuita, bastando apenas inserir o e-mail. Mas, futuramente, haverá um aplicativo que permitirá aos usuários inserirem as preferências e montarem um relatório personalizado por conta própria. “Esse projeto é importante porque essa informação existe, mas não está acessível de forma fácil. Isso porque a maioria dos dados está disponível apenas para alguns participantes do mercado. Então, à medida que as informações sobre preços e quantidades se tornam públicas e são divulgadas de forma mais ampla, a assimetria diminui e o mercado fica muito mais justo”, explica Max Cohen, fundador e cientista de dados da startup Arapaima. Mais informações é só acessar o endereço eletrônico (http://imoveis-manaus.arapaima.ai/). 

HONDA suspende temporariamente a produção de motos em Manaus 

O agravamento da COVID-19 no Amazonas fez a direção da Honda, por meio de comunicado, tomar uma decisão difícil na manhã da sexta-feira (22): suspender temporariamente a produção de motos no complexo de Manaus. De acordo com a montadora, a pandemia impactou a cadeia de suprimentos, causando falta de insumos para a produção. A HONDA prevê a suspensão entre os dias 25 de janeiro e 3 de fevereiro, sendo a retomada prevista para a quinta-feira (4), mas tudo vai depender de como as coisas ficarão. Nesse período, o pessoal da administração e da produção seguem em férias coletivas. Só as atividades essenciais serão mantidas.  

Mercado de jogos eletrônicos cresce e atrai anunciantes 

Se não tem cinema, teatro, show, restaurante o jeito é inventar alguma coisa pra se distrair, né? E foi nessa pegada que os jogos eletrônicos cresceram 20% no ano passado em relação a 2019. A movimentação chegou a US$ 180 bilhões é grana que não acaba mais! O crescimento também vem por parte da audiência que passou de 443 milhões para 495 milhões, no mesmo período. 

E o pessoal da publicidade e anunciantes em geral estão de olho nesse mercado. Olha só as luxuosas Balenciaga, Gucci e Luis Vuitton lançaram suas coleções usando a linguagem de jogos eletrônicos. Vinte times de futebol, incluindo os brasileiros Santos e Bahia fecharam parceria com a Epic, proprietária do jogo “Fortnite”, um dos mais populares do planeta. Os jogadores compram on-line uniformes para personalizar seus combatentes virtuais. Até o Biden e a Harris, durante a campanha presidencial, publicaram uma história em quadrinhos só para os gamers! Cola que brilha! 

Ambev compra mil veículos elétricos 

A pandemia parece ter trazido algum nível de conscientização quando o assunto é meio ambiente. Acabamos de descobrir que o mundo muda mesmo de repente e cuidar da “casa-de-todo-mundo” parece ser uma boa maneira de preservar a vida! E para reduzir em 25% a emissão de CO2, em toda a cadeia da empresa, a Ambev iniciou uma parceria com a startup Fábrica Nacional de Mobilidade (FNM) e adquiriu 1 mil vans e caminhões elétricos. A produção será feita na fábrica da Agrale em Caxias do Sul (RS). Os investimentos não foram revelados!

RÁPIDAS & BOAS 

Com objetivo de fomentar ainda mais o ecossistema de inovação no país para o setor,  o Grupo Cia de Talentos, líder na América Latina em atração, seleção e desenvolvimento de jovens líderes, anuncia a primeira edição do programa de aceleração CT Labs em parceria com a Liga Ventures, plataforma que transforma inovação aberta em resultado real. A inscrição vai até domingo (28 de fevereiro), no portal (https://ctlabs.liga.ventures/). 

******************************

A plataforma Pelando está com vagas de emprego abertas para  profissionais de RH, finanças, desenvolvedores, engenheiros e outras posições. As oportunidades são para profissionais de diversos níveis nos seguintes cargos: Analista de Business Intelligence, Analista Financeiro, Analista Devops, Pessoa Engenheira Front End, Product Manager, Tech Recruiter, Pessoa Engenheira Back End, dentre outras. Os interessados podem se inscrever pelo link: (https://join.pepper.com/).

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email