Pesquisar
Close this search box.

SSP apresenta Ronda do Bairro à Zona Sul

O governo do Estado, por meio da SSP (Secretaria de Segurança Pública), inicia a programação de reuniões com organizações comunitárias das diversas zonas de Manaus para apresentar o projeto Ronda do Bairro e ouvir sugestões de moradores. A primeira reunião ocorreu nesta sexta-feira com conselheiros de Segurança Comunitária que atuam na Zona Sul da cidade.
O objetivo da SSP com as reuniões é aproximar a polícia da comunidade e estimular a criação de Conselhos Comunitários de Segurança em todas as zonas da cidade.
“Esse é o princípio básico da segurança: a polícia integrada. Todos os questionamentos da comunidade estão sendo considerados e a integração tem sido efetiva com o intuito de atender as necessidades da população amazonense”, afirmou o secretário estadual de Segurança Pública, Zulmar Pimentel. Segundo o comandante geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Almir David, até agosto a SSP vai promover encontros em todos os CPA (Comandos de Policiamento de Área) da capital, reunindo policiais e conselheiros para discutir melhorias na área de segurança.
“Pelo cronograma, na próxima semana estaremos na CPA Norte, mas vamos fazer reuniões em todas”, adiantou o coronel. A realização das reuniões, juntamente com a qualificação de policiais civis e militares, integra o plano do governo do Amazonas para implantação do programa Ronda do Bairro em Manaus. “São ações preparativas para o Ronda do Bairro, que vai intensificar o policiamento da capital. Um primeiro passo para integração é identificar o problema, verificar os pontos de risco, os locais dos delitos, homicídios e roubos, combater de forma repressiva e também trabalhar na parte preventiva junto à população com palestras”, disse Almir David.
A atuação dos Conselhos Comunitários de Segurança é regulamentada por um regimento interno da SSP e tem como objetivo levar as demandas da sociedade para os comandos policias, informou o secretário executivo do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança da Capital), Carlos Alberto Pereira.
“Com a nossa atuação, a polícia tem conseguido mais êxito. Ouvimos que uma das consequências do nosso trabalho foi que a polícia conseguiu reduzir bastante o índice de criminalidade no bairro Presidente Vargas”, afirmou.
A meta do governo do Estado é que o módulo experimental do programa Ronda do Bairro comece em agosto deste ano. Segundo o coronel Almir David, a ação vai começar pela zona norte de Manaus.
“Vamos iniciar pela zona norte que foi identificada como o local onde está havendo o maior índice de ocorrência registrado pelas nossas polícias”.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar