25 de junho de 2022

SSP-AM registra redução de 14% em roubos e furtos veículos em
Manaus

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou a redução de 14% em casos de roubos e furtos de veículos nos meses de janeiro a março de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado, em Manaus. Os dados são do Centro Integrado de Segurança Pública (Ciesp). O sistema de câmeras inteligentes Paredão, lançado pelo governador Wilson Lima em outubro de 2021, vem colaborando para a redução.

Conforme o Ciaesp, no primeiro trimestre de 2022 foram registrados 441 casos, representando a redução de 75 casos desta natureza. Com o auxílio do Paredão, sistema de câmeras inteligentes de videomonitoramento é possível coibir os roubos e furtos de veículos em Manaus. O sistema faz parte do programa Amazonas Mais Seguro e conta com 500 câmeras instaladas em pontos estratégicos.

O coordenador do Centro Integrado de Análise de Imagem de Segurança Pública (Ciaisp), tenente-coronel Carlos Eduardo, ressaltou que o paredão auxilia na agilidade durante a abordagem policial.

“Uma ferramenta muito boa, que está avançando e ajudando na qualificação dos nossos policiais que trabalham com o sistema. Nós estamos conseguindo dar uma resposta para a sociedade e para o sistema de Segurança Pública, de que a tecnologia é um importante aliado na redução da criminalidade”, disse.

O titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), delegado Rafael Soibelman, explicou que a tecnologia do sistema de segurança vem apoiando as investigações da Polícia Civil.

“A Secretaria de Segurança tem nos auxiliado com o uso de bastante tecnologia, que robustecem nossos inquéritos policiais e dão mais eficiência às nossas investigações, oferecendo maior celeridade aos casos em andamento, que também inibem a prática de novos crimes com o apoio de todo o sistema de segurança”, ressaltou.

As 500 câmeras que compõem o sistema de videomonitoramento estão interligadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que capturam e realizam a leitura das informações sobre os veículos investigados.

Segundo leilão do Detran-AM deverá negociar  280 veículos.

Com 280 veículos disponíveis para arremate, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizará, no dia 26 de maio, o segundo leilão de 2022. Como nas edições anteriores, o certame continuará de forma on-line, e a visitação dos veículos poderá ser feita de forma presencial entre os dias 23 e 25 deste mês.

Entre os veículos que vão a leilão, 248 são motocicletas e 32 são carros, nos mais diversos estados de conservação. Por esse motivo é importante que os interessados visitem o local onde os veículos estão expostos.

Os veículos estão disponíveis para a inspeção dos interessados no pátio da empresa WR Leilões, que fica localizada na Rodovia Manoel Urbano (AM-070), no Distrito de Cacau Pirera, no sentido de quem vai para Iranduba.

“Estamos na expectativa de que todos os veículos disponíveis sejam arrematados, pois é a única chance de quem busca adquirir um veículo com ótimo valor e com inúmeras vantagens. São muitas pessoas que buscam, através dos nossos leilões, adquirir seu primeiro veículo ou até mesmo trocar o atual”, comentou Amazona Moura, gerente da empresa leiloeira.

A partir da segunda-feira (23/05), os interessados em participar do segundo leilão do Detran-AM de 2022 já poderão visitar os veículos. A visitação vai estar disponível das 8h às 16h.

Quem se interessar em participar do leilão terá que, obrigatoriamente, fazer um cadastro com a empresa responsável pelo certame. Isso pode ser feito pelo site www.wrleiloes.com.br. A partir desse cadastro, os lances já estão liberados.

Para mais informações, o Detran Amazonas disponibilizou o edital do certame no site do Órgão, no menu “Publicações”, “Editais 2022”.

Avança o mutirão de pavimentação no bairro Nova Cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), intensifica as obras de pavimentação asfáltica no bairro Nova Cidade, zona Norte da capital. A rua Polinésia recebeu 100 toneladas de massa asfáltica ao longo de 200 metros de extensão.

Simultaneamente, as equipes da prefeitura trabalham no recapeamento da  rua Ramala, Nova Cidade, com aplicação de 100 toneladas de asfalto. As ruas Zâmbia e Pastor Júlio Dantas também recebem serviços de recapeamento em toda a sua extensão.

A rua Monte Kilimanjaro, além das ruas 185, 186,187, 188, teve o serviço concluído. Eram locais que estavam intrafegáveis e foram mapeados pela Prefeitura de Manaus para receber nova infraestrutura.

No Nova Cidade, a prefeitura trabalha em regime de mutirão, reunindo mais de 100 homens de quatro distritos de obras, dos bairros Cidade Nova, Cidade de Deus, Novo Israel e Santa Etelvina.  Utilizando máquinas retroescavadeiras, rolos compactadores e máquinas fresadoras, as equipes recuperaram 18 ruas, de um total de 30 mapeadas.

O engenheiro Cedar Vital destaca que todo o antigo asfalto é removido para a colocação do novo material, muito mais resistente.

“Aqui no Nova Cidade, como em vários bairros de Manaus, a  trafegabilidade foi comprometida especialmente com a formação de inúmeros buracos no período chuvoso, muitas das vias também estavam sem manutenção. A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de obras Renato Júnior é que possamos dar respostas rápidas à população. Os serviços de recapeamento das vias são completos, desde a retirada do asfalto antigo, até os trabalhos de base e a finalização, com a aplicação do novo pavimento. É novo asfalto, com qualidade infinitamente superior e maior durabilidade”, afirmou o engenheiro.

Aproveitando o clima favorável, os trabalhos de recapeamento também seguem em todas as zonas da cidade, por meio do programa Asfalta Manaus.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email