Pesquisar
Close this search box.

SONDAS

Em um esforço para promover o pré-sal, o BNDES (Banco Nacional de DesenvolvimentoEconômico Social) aprovou financiamento de R$ 8,8 bilhões para a Sete Brasil para a construção do primeiro lote de nove sondas de perfuração de poços na nova e promissora área de exploração e produção de petróleo e gás.
Ao todo, a empresa, idealizada pela Petrobras e com fundos de pensão de estatais como sócios, irá construir 29 equipamentos desse tipo, dos quais 28 dessas unidades já foram contratadas pela Petrobras para atuar na exploração das reservas do pré-sal.
Além do crédito, o BNDES deu sinal verde para a sua empresa de participações, a BNDESpar, subscrever até R$ 1,2 bilhão de debêntures conversíveis em ações a serem emitidas pela holding Sete Brasil Participações S.A. Desse modo, o banco estatal fará um aumento de capital na empresa, para permitir sua expansão.

Sondas
A previsão é que as primeiras sondas, já em fase de construção, sairão entre 2015 e 2016. Os equipamentos estão sendo montados por cinco estaleiros brasileiros: Jurong Aracruz (ES), Estaleiro Atlântico Sul (PE), BrasFels(RJ), Estaleiro Rio Grande (RS) e Estaleiro Enseada Paraguaçu (BA).
Os equipamentos serão adquiridos por nove sociedades de propósito específico holandesas subsidiárias da Sete Brasil S/A.
Trata-se do mesmo instrumento usado pela Petrobras para comprar plataformas de produção de óleo, pelo qual é feita uma “exportação” meramente contábil dos equipamentos e usa-se o benefício previsto em lei de abater tributos em equipamentos importados para o setor de petróleo.
Para o BNDES, o financiamento “ajudará a impulsionar o desenvolvimento da indústria de construção naval e da cadeia nacional de fornecedores do setor de óleo e gás, além de contribuir para o atendimento da política de conteúdo local estabelecida pelo governo federal no desenvolvimento de campos de produção de petróleo.”
O conteúdo local mínimo nas sondas será crescente, começando com 55% a até chegar a 65% nas últimas unidades.

Recursos
Sobre o aporte de capital na Sete Brasil, o banco diz que está “dando suporte a um player [competidor] nacional que passará a ser um dos principais afretadores de sondas de águas ultraprofundas da Petrobras.”
Segundo o BNDES, os recursos vindos da emissão dos debêntures serão destinados à execução do plano de negócios apresentado pela empresa, que inclui a construção de outras 19 sondas de águas ultraprofundas, além das nove que já tiveram seu financiamento aprovado. Todas serão fabricadas em estaleiros brasileiros para posterior aluguel.
A Sete Brasil tem entre seus sócios o Fundo de Investimento em Participações FIP Sondas, com 95% do capital, e a Petrobras, com 5%.
Por sua vez, o FIP Sondas reúne os maiores investidores institucionais do país, incluindo quatro fundos de pensão (Petros, Funcef, Previ e Valia), três bancos de investimentos privados (BTG Pactual, Santander e Bradesco), o FI-FGTS, o fundo de private equity americano EIG e outros investidores locais (Luce Drilling e Lakeshore Partners)

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar