Pesquisar
Close this search box.

Soluções à disposição do mercado

https://www.jcam.com.br/PGB7_2208.bmp

TOTVS apoia internacionalização de empresas da América Latina

A TOTVS, líder no desenvolvimento de softwares na América Latina, tem suportado, ao longo dos anos, não só o crescimento estruturado de organizações brasileiras e de outros países da região, como também a expansão internacional dessas empresas. A especialização na legislação de cada uma das nações da América Latina, aliada ao conhecimento dos traços culturais desses países, permite à TOTVS oferecer às organizações serviços personalizados que vão ao encontro de suas demandas locais e de internacionalização.
A Comesco, companhia de maquiagem e produtos de cuidados pessoais do Grupo Fareva, é uma das organizações que contou com o apoio da solução da TOTVS em seu processo de crescimento e internacionalização. No início de 2014, a companhia adotou o ERP da TOTVS em sua fábrica no México devido à confiabilidade e controle oferecidos pela ferramenta, validados pelas subsidiárias brasileiras, principalmente em relação às rotinas de produção e faturamento. A implementação garantiu qualidade a todos os processos e aos relatórios enviados ao Governo, como os da Cofepris (Comissão Federal para Proteção contra Riscos Sanitários).
Os diretores da Comesco já conheciam o sistema da TOTVS e sabiam que o ERP era amigável, flexível, fácil de implementar e estava alinhado às necessidades da empresa. “Optamos pelas soluções da TOTVS devido a todos os benefícios validados pelas filiais brasileiras. Hoje, nos sentimos muito satisfeito pela alta confiabilidade oferecida pela ferramenta e temos certeza de que a TOTVS será um dos melhores parceiros para os nossos planos de crescimento imediatos e futuros”, informa Sergio Ibarra, diretor-geral da Comesco. As soluções da companhia também foram adotadas pela Unigel, uma das principais fabricantes de especialidades químicas, fertilizantes, plásticos e embalagens na América Latina. A empresa utiliza o software da TOTVS no Brasil há mais de dez anos para controlar a operação, principalmente as áreas financeira, contábil, fiscal, de estoque e logística. Os ótimos resultados obtidos, levaram à troca do software de gestão usado na fábrica da Plastiglas, empresa do grupo líder na produção e comercialização de lâminas de acrílico no México, adquirida em 2006. Para Fausto Mejía, gerente de logística e TI da Unigel – Plastiglas, o software de gestão da TOTVS possibilitou redução de custos e ganho de tempo na operação. “Com a ferramenta aprimoramos a eficiência do processo em aproximadamente 40%,” afirma o executivo.
O Grupo SURFAX, que atua na fabricação, desenvolvimento e comercialização de mais de 25 produtos para construção de estradas, também utiliza as soluções da TOTVS. Com a ferramenta, o grupo, presente no México, Colômbia e Peru, passou a realizar toda a sua contabilidade de forma eletrônica, permitindo a emissão de faturas eletrônicas e o aumento na qualidade do serviço prestado pela empresa.
Além de possibilitar o faturamento eletrônico conforme as regras dos países, o sistema aprimorou a tomada de decisões estratégicas, ao unificar todas as informações da organização, e simplificou o atendimento às demandas de órgãos do Governo. “Com a solução anterior, não conseguíamos cumprir 100% dos relatórios solicitados pelo SAT (Serviço de Administração Tributária), o que nos obrigava a trabalhar três vezes mais”, comenta Mariana de la Vega Romero, Controller do Grupo SURFAX. A companhia implementou ainda o CRM da TOTVS para controlar as atividades dos assessores e consultores alocados fora do escritório.

Softwares de gestão da TOTVS ajuda empresas

Outra organização que contou com as soluções da TOTVS para unificar as suas operações em diferentes países da região é a GA.MA. Italy, líder absoluta na América Latina em pranchas e secadores de cabelo e inventora da prancha para cabelo no mercado ocidental. A companhia adotou o software de gestão da TOTVS para unificar processos administrativos, especialmente contábeis, e de gestão entre suas subsidiárias localizadas em diferentes países da região. Atualmente, a ferramenta é utilizada nas subsidiárias da Argentina, Brasil, Uruguai e Chile e em breve será implementada na Colômbia.
“No momento em que a direção definiu esse objetivo, as filiais de cada país utilizavam sistemas locais, cada um com escopo, tecnologia e qualidade diferentes”, informa Alejandra Sánchez Moreno, gerente de TI corporativa da GA.MA. Argentina. O primeiro passo para a transformação foi definir os requisitos para a escolha de um sistema único. A tecnologia teria que suportar as diversas empresas do grupo, atender aos requisitos contábeis das diferentes moedas, além dos idiomas distintos, ou pelo menos operar nos principais idiomas do grupo, além do inglês. Além disso, a fornecedora precisava proporcionar suporte local nos países em que a GA.MA. atua.
“Conhecer a legislação e as diferentes nuances comerciais e culturais de cada país é fundamental para que possamos atender às empresas que desejam se internacionalizar. Por isso, a TOTVS decidiu se especializar na legislação de todos os países da América Latina e inserir essas regras em suas soluções de gestão. Além disso, atuamos com profissionais locais em cada um dos projetos, visando oferecer às empresas um serviço personalizado por meio de executivos que dominam as necessidades dos mercados em que atuam”, finaliza Marcelo Eduardo Cosentino, Chief International Sales and Relationship Officer da TOTVS.
Hoje a TOTVS está presente em 39 países, incluindo duas unidades próprias (na Argentina e no México) e dois centros de desenvolvimento (México e Califórnia, EUA). As operações internacionais somam mais de 500 funcionários, entre diretos e indiretos, e contam com uma ampla rede de canais de distribuição e franquias de suas soluções de negócios.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar