Pesquisar
Close this search box.

Sócrates Bomfim homenageado pela AAL

O empresário e intelectual Sócrates Bomfim recebe este ano homenagens pelo centenário de seu nascimento. A cerimônia principal acontece hoje num almoço promovido pela Academia Amazonense de Letras com o relançamento do seu livro “Um esboço da vida amazônica”. Lançado em 1960, o livro é um ensaio sobre as dificuldades de se ajustar as ações do governo ao desafio amazônico. Naquela época, como hoje, os gargalos amazônicos continuam ativos, agravados por novas dificuldades e demandas surgidas principalmente em razão dos descuidos permanentes da ação governamental na região. A visão aguçada do empresário conduz o espírito crítico do escritor ao anotar e expor os óbices recorrentes à consecução de objetivos permanentes para a Amazônia brasileira. Bomfim, como ninguém, conhecia a região onde nasceu e com a qual conviveu num permanente exercício amazônico de superação e conquistas.

IGNORANTE
Chega a ser chocante. Mas é o que revela a pesquisa do Ibope “Retratos da Leitura no Brasil” recomendada pelo Instituto Pró-Livro: quase metade da população brasileira acima de 5 anos – 45% ou 77 milhões de pessoas – não costuma ler livros. E a média dos que lêem é de 4,7 livros por ano, sendo que os que estão na escola absorvem mais da metade dessa demanda: 3,4 livros/ano. A região Norte é a pior situada na pesquisa, com 3,9 livros por ano por pessoa.

# # #

PRIMÁRIO
Não à-toa o estudo da Unesco “Uma visão dentro das escolas primárias”, lançado mundialmente na quarta-feira, 28, surpreende com a colocação do Brasil entre os países que ainda usam métodos primários de aprendizado no ensino fundamental. O país utiliza “métodos mecânicos” de ensino, em detrimento de aulas mais focadas na capacidade de compreensão.

# # #

ITINERANTE
O foco do presidente da Comissão de Desenvolvimento do Interior, da Assembléia Legislativa, deputado Walzenir Falcão (PTB) será nas desigualdades regionais. Ele pretende ouvir a sociedade em audiências públicas em cada municípios e mesmo nas comunidades onde houver problemas. Um projeto de lei do deputado propõe a realização das audiências públicas itinerantes. Outro, a criação da Feira Agropecuária de Boca do Acre.

# # #

CANDIDATO
Barack Obama ainda não é o candidato oficial, mas disse esperar se tornar o candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos na semana que vem e já planeja sua campanha contra o republicano, John McCain. Ele acredita que vai ser o vencedor da disputa pela indicação democrata após as duas últimas prévias de terça-feira, nos estados de Montana e Dakota do Sul.

# # #

PROPOSTAS
A participação do CREA-AM nas discussões, propostas e ações de desenvolvimento sustentável em áreas urbanas e naturais do Brasil, especialmente na Amazônia, é uma das propostas defendidas pelo arquiteto José Asclepíades, que está na disputa pela presidência do conselho. Com atuação na prefeitura de Manaus e de municípios do interior, ele promete lutar pelo fortalecimento da instituição como organismo propositor de políticas públicas e cidadania. A eleição será no dia 4 de junho.

# # #

ATACADO
O ritmo de crescimento dos preços do atacado acelerou neste mês de maio. É o que mostra o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) que aumentou 1,61% em maio, contra 0,69% de abril. Bateu com as previsões dos analistas à pesquisa Focus elaborada pelo BC (Banco Central) junto a cem instituições financeiras. Essa é a maior taxa desde dezembro, quando fechou em 1,76%. O indicador é usado na correção de tarifas de energia, contratos de prestação de serviços e de boa parte dos aluguéis.

# # #

COFRINHO
O ministro Guido Mantega vê seu “cofrinho” chamado de Fundo Soberano ficar menor a cada dia. Na discussão da proposta no Ministério da Fazenda, ficou decidido

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar