Pesquisar
Close this search box.

Sociedade eticamente responsável

Vem do Paraná um belo exemplo de como a sociedade pode se organizar para enfrentar problemas que afligem a população. No município de Maringá, a sociedade civil, através de lideranças e representações de instituições, se articulou e formou a SER Maringá – Sociedade Eticamente Responsável, uma organização sem fins econômicos e sem vinculação partidária, que tem por escopo promover a discussão e propor ações acerca desses problemas.
Vejamos como tudo começou. Várias lideranças da comunidade maringaense, demonstrando estarem preocupadas com o crescimento de comportamentos sociais inadequados, propuseram a criação de um projeto que buscasse valorizar a cidadania e a ética. Destacam-se, nestas discussões, as denúncias de corrupção no governo municipal de Maringá revelado no ano de 2000 através da imprensa.
O episódio resultou na prisão de um secretário municipal e em tentativas do Ministério Público Estadual de reaver o montante desviado. Em função desta situação, em agosto de 2003, um grupo de lideranças se reuniu para discutir a indiferença da população frente aos escândalos de corrupção, a não fiscalização do poder público, a crescente violência no trânsito, a insegurança, a sonegação, a agressão ao meio ambiente, a ausência de civismo, dentre outros temas.
O objetivo era envolver pessoas e instituições num movimento que gerasse ações de combate à corrupção e à falta de ética. As discussões iniciais nas reuniões levaram o grupo a propor um trabalho de educação que possibilitasse à população a real compreensão do papel do tributo e a importância de cada cidadão fiscalizar a aplicação do dinheiro público.
Pensou-se, então, em uma campanha educativa voltada ao processo de mudança comportamental, em especial, ações voltadas à ética e ao civismo. A conclusão foi de que a falta de amor à pátria e de uma formação ética e cidadã favorecem desde as pequenas transgressões até os grandes crimes do colarinho branco.
Frente a este diagnóstico iniciaram-se novas discussões para o desenvolvimento de trabalhos práticos que atingissem as escolas, os lares e a sociedade como um todo, além de trabalhos em comunidades carentes voltados à inclusão social – pois quem está excluído não exerce a sua cidadania.
A seguir foram elencadas como linhas prioritárias de atuação a inclusão social, responsabilidade social, educação ambiental, educação para a cidadania, educação fiscal, educação para o trânsito, civismo, campanhas para o desenvolvimento cultural e mudança comportamental.
Lançada oficialmente no dia 27 de março de 2004, a SER tem como missão promover ações que proporcionem à sociedade a coesão social por meio da vivência da ética e da cidadania, objetivando diagnosticar carências diversas, em segmentos da sociedade maringaense, passíveis de ser melhoradas por meio de intervenções assistenciais instrumentais que tornem auto-suficientes as pessoas destinatárias, além de apoiar ações que tenham por fim a educação para o consumo, a educação nas relações de trânsito e nas relações entre o Estado e a população; democratizar o acesso aos bens culturais e viabilizar a participação de segmentos carentes da sociedade em centros produtores e promotores da cultura, além de estimular e apoiar estudos e atividades em defesa e conservação do patrimônio público, histórico e artístico, bem como do meio ambiente natural e cultural, e o seu desenvolvimento sustentável; estimular e apoiar o voluntariado, além de estudos e atividades voltados à promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza; estimular e apoiar a defesa dos direitos individuais e coletivos, as ações com vistas à promoção da paz, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais, além de estimular e apoiar estudos e pesquisas, buscando o desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades aqui mencionadas e que promovam o desenvolvimento da sociedade.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar