Só três portos brasileiros têm conceito excelente

Apenas três portos brasileiros foram considerados excelentes por embarcadores consultados pelo CEL do Coppead/UFRJ (Centro de Estudos em Logística)/Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro), para a pesquisa intitulada “Diagnóstico dos Portos Brasileiros”. A íntegra do trabalho será apresentada na próxima segunda-feira (13), durante entrevista coletiva do diretor do CEL, Paulo Fleury, na a abertura do 13º Fórum Internacional de Logística, a ser realizado no Hotel Intercontinental, no Rio de Janeiro, nos dias 13, 14 e 15 de agosto.
No primeiro dia do evento, o painel “Portos Brasileiros: situação atual e perspectivas futuras” terá a participação do ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito; do diretor comercial de Desenvolvimento do Porto de Santos, Fabrício Piedormenico; do vice-presidente executivo do Sindarma (Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima), Cláudio Décourt; e do presidente da ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários, Wilen Manteli.
O painel apresentará as principais conclusões da pesquisa do CEL, que inclui um ranking dos portos brasileiros elaborado com base nas avaliações de 152 empresas exportadoras.
Os únicos que receberam avaliação excelente foram Ponta da Madeira, Tubarão e Suape. Os considerados ruins foram Salvador, Vitória, Fortaleza e Santos.
Na média geral, o conceito dos portos citados foi regular, com média 6,3 –em uma escala de 0 a 10. O “Diagnóstico dos Portos Brasileiros” conclui que os recursos previstos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal, não serão suficientes para colocar a infra-estrutura portuária brasileira em condições competitivas em relação a outros países. “Mais do que a simples aplicação de recursos, é preciso um choque de gestão nos portos brasileiros”, avaliou Paulo Fleury.
A programação do 13º Fórum Internacional de Logística inclui dez sessões gerais, apresentadas por renomados especialistas brasileiros e estrangeiros; 28 tutoriais, que têm o objetivo de esclarecer conceitos e abordagens modernas; e 32 cases, que apresentam soluções logísticas implementadas por grandes empresas.

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